CI

Produtores de Charrua recebem orientação sobre armazenagem de grãos em Dia de Campo

Um grupo de 40 produtores de Charrua participou do Dia de Campo


Um grupo de 40 produtores de Charrua participou de um Dia de Campo, na sexta-feira (27.02), voltado à armazenagem de grãos na propriedade. O debate reuniu produtores que já armazenam grãos dentro de suas propriedades, principalmente milho, em silos construídos em alvenaria, e outros que manifestaram interesse em manter o grão na propriedade.

Na troca de experiências, os produtores relataram vantagens em investir em silos em suas propriedades, como preço em relação aos que não usam estrutura. Além da valorização do produto, de manter a qualidade do grão e agregar valor, o assistente técnico da Emater/RS-Ascar, Carlos Angonese, que repassou as orientações aos produtores, observou que se o agricultor mantiver o produto na propriedade, pode ter um preço melhor, já que é ele quem define a hora da venda.

Angonese chamou a atenção dos produtores para a importância de manter os grãos em boas condições de armazenagem para que o produto não perca a qualidade. Também repassou orientações técnicas sobre manejo integrado de grãos na unidade armazenadora, entre outras. Angonese destacou que a Emater/RS-Ascar presta assessoria técnica na construção das unidades armazenadoras.

O Dia de Campo foi realizado em dois momentos. Na parte da manhã, foi ministrada a palestra técnica, na Capela Santa Terezinha. Na parte da tarde, os produtores visitaram as propriedades das famílias dos produtores Amarildo Sanzolo e Ivo Koch, que têm silos armazenadores nas propriedades.

O evento contou com a participação do prefeito em exercício, Ricardo Montagnher, do secretário municipal da Agricultura, Gerso José Roncáglio, do gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Charrua, Vilma Secco Rebelatto, e da equipe do escritório municipal de Charrua. Também participaram da programação produtores de Ipiranga do Sul. Tonello agradeceu a parceria com a prefeitura e de outras entidades. ?Precisamos levar conhecimento à família rural para que o produtor possa permanecer na propriedade?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.