CI

Projeto estimula alimentação saudável em escolas de Sarandi

Promover o conhecimento e estimular hábitos saudáveis, esses são os objetivos do projeto "De onde vem nosso alimento?".


Promover o conhecimento e estimular hábitos saudáveis, esses são os objetivos do projeto "De onde vem nosso alimento?", atividade multidisciplinar desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, Secretaria da Educação e Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em Sarandi. Até outubro, alunos das escolas municipais terão a oportunidade de conhecer mais sobre agricultura familiar, a produção de alimentos e a vida no meio rural. Na segunda-feira (25/07), data que celebrou o Dia do Colono e Motorista, o projeto foi lançado no gabinete do prefeito Paulo Kasper, com a presença dos representantes das entidades envolvidas no projeto e dos agricultores que abrirão suas propriedades para receber os alunos.

Através desse projeto, os alunos conhecerão a realidade das famílias rurais, as formas de produção de alimentos e a importância da agricultura familiar para a vida de todos. A ação contará com o envolvimento de toda a comunidade escolar, professores, alunos, funcionários e os pais. O projeto "De onde vem nosso alimento?" visa ainda à melhoria da qualidade da alimentação das famílias, através do aumento do consumo de produtos naturais e mais saudáveis. 

"A escola, como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para desenvolver ações de promoção à saúde e estimular a alimentação saudável. Ao conhecerem como e onde são produzidos os alimentos consumidos diariamente, os alunos são desafiados a compreender a história, a geografia, a matemática, a ciência, a religiosidade, as diferentes linguagens, enfim, tudo que remete à produção de um alimento, que em nossos pratos parece tão simples, e que ao ser consumido leva ao nosso organismo mais que energia, mais que nutrientes, sabor, satisfação, orgulho e vida", destacou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje.

A Emater/RS-Ascar é responsável por organizar as propriedades que receberão os alunos, apresentando as diferentes formas de produção de alimentos, valorizando os produtos oriundos da agricultura familiar. As escolas organizarão atividades sobre agricultura familiar na semana que antecede as visitas, para inserir os alunos no universo rural da produção de alimentos.

Ao findar o projeto, os alunos que visitaram as propriedades disseminarão seus conhecimentos, apresentando o que aprenderam aos demais colegas, professores e pais. A proposta do trabalho é encerrar as ações em outubro, no dia 16, data que celebra o Dia Mundial da Alimentação.

Esse é mais um dentre inúmeros projetos desenvolvidos pela região que estão inseridos na Campanha Regional Produza seu Alimento e Colha Saúde, promovido pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.