CI

Projetos da Nelore MS promovem o crescimento da raça em Mato Grosso do Sul

Remates oferecem garantia de levar produto diferenciado



É preciso um bom desempenho e seleção genética para se obter o ponto de abate o mais rápido possível. Para promover quem investe neste tipo de melhoria é que a Associação de Criadores de Nelore de Mato Grosso do Sul, a Nelore MS, oferece através do Ranking do Criador, oportunidade para pecuaristas de diversas regiões do Estado colocarem lotes à venda e proporcionar aos compradores animais com procedência, certificados pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e vistoriados por profissionais habilitados da associação.

Premiando criadores desde 2007, o Ranking do Criador indica a melhoria da qualidade na recria e engorda do gado, além de proporcionar valores pagos pelos lotes premiados quase 20% acima dos leilões comuns. Os remates oferecem a garantia de levar para a fazenda um produto diferenciado, proporcionando assim o resultado esperado.

“Nos leilões do Ranking, o criador tem a possibilidade de vender o animal a um preço agregado. Isso porque cada lote é avaliado por um juiz da ABCZ que leva em consideração pontos que, possivelmente, não seriam levados na compra direto na fazenda, além do comprador ter a garantia de levar um produto diferenciado para a fazenda”, explica Carlos Mareco, organizador dos leilões ranqueados.

Seguindo em uma linha paralela está o Ranking Oficial, outro projeto pioneiro da Nelore MS que completa dez anos em 2014 e faz das exposições agropecuárias um reduto de competição e paixão pela raça e, claro, um verdadeiro negócio.

“O Ranking Oficial é uma paixão movida por números que depende da situação econômica do Mercado e do preço da arroba. Estes fatores acabam influenciando de alguma forma na participação dos criatórios e claro, no resultado final”, explica Miguel Rudes, assessor de eventos agropecuários da associação.

 Inserido no Circuito das Exposições de Mato Grosso do Sul, o Ranking Oficial reúne selecionadores do Estado, em um sistema de pontuação que se baseia na participação de criadores nas feiras agropecuárias oficializadas em diversas regiões do País.

Ao longo destes anos, mais de 21 mil animais já foram julgados nas pistas de quase 125 feiras agropecuárias. O julgamento dos animais de elite torna-se fundamental para que a genética de ponta seja avaliada e levada aos plantéis comerciais do Estado e também de regiões vizinhas, contribuindo assim para o melhoramento genético do rebanho nacional e, promovendo o elo entre selecionadores e criadores de gado de corte.

“O nosso papel como associação é criar projetos que promovam não só a raça, que é considerada patrimônio nacional e compõe mais de 80% do rebanho brasileiro, mas principalmente incentivar o criador, o produtor, não importando o tamanho do seu empreendimento, pois é através dele que conseguiremos cada vez mais resultados importantes para o setor como um todo”, enfatiza o presidente da Associação, Thiago Morais Salomão.

Segundo ele, outros dois projetos ainda fazem parte da filosofia de promover o fortalecimento do nelore. “Temos ainda a Expogen e a Expoinel MS, feiras já consolidadas e que demonstram a força da raça em nosso Estado e o papel da Nelore MS como principal esteio da mesma”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.