CI

Recorde mundial de leite é de Minas

Título pertencia à cubana desde 1982


Com produção de 115,020 kg/dia, a girolanda Indiana Canvas desbancou a cubana Ubre BlancaA nova recordista mundial de produção leiteira é a vaca Indiana Canvas 2R, da fazenda Nosso Recanto, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ela desbancou a cubana Ubre Blanca - detentora do título há 32 anos - ao produzir 115,020 quilos de leite em um único dia. O novo recorde foi registrado durante a Megaleite 2014, feira do setor realizada na semana passada em Uberaba, na mesma região.

O título pertencia à cubana desde 1982, quando o animal produziu 110,9 quilos de leite.

Indiana é da raça girolando (3/4 de sangue), pertencente ao expositor Delcio Tannus Filho. Nos três dias do torneio leiteiro da Megaleite, ela produziu 325,290 kg.

De acordo com o gerente de Pecuária da fazenda, José Edil de Almeida, a vaca tem 5 anos e pariu a segunda cria em abril deste ano. "Sinceramente, fomos surpreendidos com o resultado, pois esse foi o primeiro torneio que ela participou.  um animal com excelente produção e boa genética, mas não havia muita expectativa em torno dela. Sabíamos que poderia ganhar, mas não era a favorita".

Almeida conta que, desde abril, a produção diária de Indiana tem girado em torno dos 115 quilos de leite. Ele atribui o bom resultado à genética, mas, principalmente, ao tratamento dado ao animal. " uma vaca acompanhada por nutricionista, com uma alimentação bastante equilibrada. Também é acompanhada por veterinários e tratada com muito carinho por todos os funcionários da fazenda", ressalta.

Segundo ele, a dieta de Indiana inclui silagem de milho, caroço de algodão, farelo de soja, polpa cítrica, feno, fubá de milho e probióticos. "Sempre foi bem tratada, mas, agora que ganhou o título, está tendo tratamento vip", brinca o gerente.

Leia também

Sancionada nova lei do queijo de cabra Governo vai investir em capacitação de produtores Oferta do boi gordo é crescente Cadeia produtiva do café tem encontro em Belo Horizonte Ufla lança publicação sobre o setor

Valor - Almeida conta que há 41 dias adquiriu 50% da posse do animal, que é compartilhada com uma propriedade de Monte Alegre de Minas. Ele não informa o valor investido. Diz apenas que fez "um excelente negócio". "Ela estava em torno de R$ 300 mil. Depois do recorde mundial, estamos recebendo propostas muito superiores", comemora.

Mas não é intenção dos priprietários vender a vaca. "No dia 2 de setembro, ela participará de outro torneio, desta vez em Uberlândia. Nossa intenção é prepará-la para que possa superar o próprio recorde", informa. Na fazenda Nosso Recanto, há 720 animais das raças girolando, gir e holandês.

A Megaleite 2014 registrou ainda mais dois recordes nacionais. Na categoria Vaca (sangue), Rayka Blitz FIV LE, do expositor José Naves de Ávila Toledo, é a recordista, com produção de 263,380 quilos de leite em três dias. O terceiro recorde da competição foi estabelecido pela novilha (sangue) rica FIV Toyota Fube, do expositor Eurípedes José da Silva. Ela produziu 186,120 quilos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.