CI

Reforço para liquidação do Pepro 2013

Mapa vai liberar técnicos para agilizar pagamentos pendentes


Mapa vai liberar técnicos para agilizar pagamentos pendentes. Classificação de grãos também tem avanços

Agricultores que negociaram milho por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) em 2013 e ainda não receberam têm boas novas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) firmou compromisso com a Aprosoja de agilizar as análises e pagamentos dos processos em aberto.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai encaminhar para a Conab-MT seis técnicos para realizar nova força-tarefa e liquidar todos os processos. Eles já começam a trabalhar na próxima segunda (24/11), inclusive com turnos de meio-período aos sábados e domingos,” destacou o vice-presidente da Região Norte da Aprosoja, Antônio Galvan. Atualmente, há 464 processos restantes, dos quais 74 estão em situação de reanálise.

CLASSIFICAÇÃO – Durante a assembleia geral da Aprosoja Brasil realizada ontem, em Brasília, foi apresentada proposta da Aprosoja sugerindo novos mecanismos técnicos para o procedimento de classificação de grãos. Ainda hoje, não há uma padronização sobre os critérios usados para a definição de descontos para os grãos que são comercializados fora de padrão.

A proposta da Aprosoja ainda será analisada pelas equipes das dez unidades estaduais da associação e da Aprosoja Brasil. Depois disso, o conteúdo será complementado e finalizado. “Abrimos espaço para análise e contribuição das entidades. Nossa intenção é ainda este ano protocolar o documento junto ao Ministério Público, pedindo a abertura de consulta pública sobre o assunto”, revela Galvan.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.