CI

Região Nordeste do Tocantins realiza festa da soja para comemorar produção


Campos Lindos é um dos principais municípios produtores de grãos da região nordeste do Tocantins, cerca de 100 mil hectares é cultivado com soja, o que corresponde a 12% da área total de produção deste grão no Estado. Para celebrar esta vocação da região é realizada há dez anos, a festa da soja. Para discutir o apoio ao evento e também a cadeia produtiva da soja na região, aconteceu na última sexta- feira, 22, uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) com representantes da associação Planalto, uma das instituições organizadoras da festa.

A 10º Feira da Soja será realizada entre os dias, 19 e 21 de junho, na sede da Associação Planalto, em Campos Lindos, com programação voltada para os produtores e população em geral da região. A expectativa da organização é atrair um público de seis mil pessoas por dia.

De acordo com Júnior Grings, gerente da Associação Planalto, este ano será realizada uma feira que terá em sua programação a Festa da Soja, que já é tradição do município. “Teremos dois seminários, um sobre cadeia produtiva de grãos, e outro sobre o Desenvolvimento da agricultura familiar. Queremos fomentar a atividade de pequenos produtores da nossa região e à noite teremos a festa com várias atrações culturais”, explicou o gerente.

Para o gerente de Políticas para a Agricultura da Seagro, José Américo Vasconcelos é interessante à participação do Governo do Estado em eventos como este. “Campos Lindos já tem tradição nesta área, foi o primeiro município tocantinense a se consolidar no cultivo da soja no Estado. Na safra 2014/2015 foram produzidas 310 mil toneladas do grão na região”, explicou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.