CI

Rondônia vacinou quase 100% do rebanho bovino contra a febre aftosa dentro do período oficial da 39ª etapa de imunização

Estado conta com um rebanho de mais de 13,38 milhões de bovinos


De acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), 99,55% do rebanho bovino foi vacinado e declarado dentro do período oficial da 39ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa. O estado conta com um rebanho de mais de 13,38 milhões de bovinos.

Conforme a Idaron, o trabalho dos pecuaristas é responsável por Rondônia ter índice de vacinação e declaração maiores de 99% há mais de dez anos. Nesta etapa, das 92 mil propriedades rurais com bovinos apenas 1.050 estão inadimplentes.

O produtor que não declarou a vacinação será multado em R$ 138 por propriedade. Já o produtor que não vacinou será multado em R$ 138 por animal não vacinado e ainda será notificado a realizar a vacinação com a presença de um técnico da Agência.

O gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, disse que o sucesso da campanha se deve à parceria da Idaron com o produtor rural. “O produtor rondoniense é consciente da importância de vacinar, e mais uma vez contribuiu para que Rondônia continue livre de febre aftosa”, afirmou.

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, comemorou o resultado da campanha, lembrando que vacinando o rebanho, Rondônia continua livre da doença e “podemos vender nossa carne para vários lugares”.

Rondônia é considerado área livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desde 2003, o que permite a comercialização de produtos bovinos para vários países. O último caso da doença em Rondônia aconteceu em 1999, no município de Pimenteiras.

Entre janeiro e outubro deste ano, a exportação de carne desossada congelada representou 48,23% das exportações rondonienses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.