CI

Safra 2014/15: clima deve favorecer produtores de soja, milho e algodão em MT

Projeção atual reduziu produção de grãos no estado



O clima deve ser favorável para produção de soja, milho safrinha e algodão na safra 2014/15 no estado do Mato Grosso. Conforme o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, as regiões Norte, Centro Norte, e Parecis devem ter um verão mais chuvoso do que o normal. 

Por isso, o especialista reforça que o produtor mato-grossense deve ficar atento com a variação das chuvas. “Esta safra será muito parecida com as últimas duas, pois haverá uma grande irregularidade no regime de chuvas, principalmente durante a primavera, ou seja, durante o período de plantio”, ressalta.

Outro importante ponto que a classe produtora deve ficar atenta é com relação à influência do El Niño nesta safra, se tais condições climáticas serão ou não favoráveis à proliferação de doenças e pragas. “O El Niño esse ano será de fraca intensidade, podendo até mesmo não se configurar. Ainda assim, pode atrapalhar o andamento do plantio e até mesmo gerar replantios”, aponta Santos.

Na atual safra, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) reduziu para 46,7 milhões toneladas a produção de grãos no Mato Grosso. 

Algodão

Segundo a Conab, a produção de algodão em caroço cresceu 31,7% saltando para 2,450 milhões t. 

Milho

Para produção de milho 2ª safra, a Companhia reduziu a estimativa de produção em 16,7 mi/t.

Soja

Em soja a Conab consolidou em 26,4 mi/t a produção em Mato Grosso, que apresentou alta de 12,4% em relação as 23,5 milhões t da safra 2012/13.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.