CI

Sead participa da abertura da reunião executiva da Contraf

Agricultores e presidentes de mais de 20 federações participaram da agenda


O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, participou, na tarde desta segunda-feira (23), da reunião da direção executiva ampliada da Confederação Nacional do Trabalhador e Trabalhadora da Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil). O convite foi feito pela confederação para que a Sead pudesse apresentar os compromissos da pasta com a agricultura familiar em 2017. 

Na oportunidade, foram listadas aos representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf) de vários estados brasileiros as cinco prioridades da Sead para este ano: Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); regularização fundiária; comercialização; política para as mulheres e, ainda, ações específicas para o semiárido brasileiro.

José Ricardo Roseno enfatizou que a Sead manterá todas as políticas estruturadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que hoje somam mais de 20 ações, e trabalhará para levar qualidade de vida, informação, apoio e fomento a quem vive no campo. “Para conseguir isso, tivemos um incremento no orçamento, inclusive, por emendas parlamentares. Fechamos um novo planejamento estratégico, estamos com uma equipe alinhada, e em 2017 vamos continuar com tudo que tinha. E o que pudermos mexer para reformular e deixar melhor, faremos”, afirmou o secretário.

Um exemplo disso será a republicação do Projeto Dom Helder Câmara. O programa estava parado desde 2014 e será retomado pela Sead em um novo formato, com apoio das delegacias estaduais, que gerenciarão todo o processo. Com uma equipe qualificada, tais políticas levarão fomento, comercialização e Ater para 10 estados do semiárido brasileiro: oito da região Nordeste, além do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ao todo, 60 mil agricultores serão beneficiados, de acordo com Roseno: “Nosso objetivo é executar tudo de forma forte, com prioridades e estratégia”, disse. 

O encontro foi na Casa de Retiros Assunção, em Brasília. Agricultores e presidentes de mais de 20 federações participaram da agenda, que segue até o dia 25 de janeiro na capital federal. “Gostaríamos de falar das nossas expectativas, para que se possa discutir mais do que questões de governo, na tentativa de preservar o que já conquistamos. E queremos estabelecer relação com o governo para dar vazão às nossas demandas”, explicou o presidente da Confraf Brasil, Marcos Rochinski.

A subsecretária de Reordenamento Agrário da Sead (SDR), Raquel Santori; o coordenador geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva; e o assessor da presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no DF, Jorge Tadeu Jatobá Correia, também participaram do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.