CI

Soja/Cepea: negociações estão atipicamente lentas no spot nacional

Negociações envolvendo a soja em grão estão atipicamente lentas no mercado físico brasileiro


As negociações envolvendo a soja em grão estão atipicamente lentas no mercado físico brasileiro. Pesquisadores do Cepea relatam que, no final da última semana, o cenário foi agravado por novos protestos de caminhoneiros. Sem acordo com o governo federal quanto a um possível valor mínimo para o transporte de mercadorias, caminhoneiros voltaram a paralisar as atividades em muitos estados.

Com isso, tanto compradores quanto vendedores de soja, que já estavam trabalhando em meio a problemas logísticos, agora temem ser prejudicados por atrasos mais intensos na entrega e no recebimento da soja e derivados. Na paralisação anterior, em fevereiro, houve grande atraso nas entregas de soja e derivados, principalmente para exportação.

Com isso, importadores podem intensificar a compra de soja dos Estados Unidos. Vale lembrar que o enfraquecimento do dólar nas últimas semanas e problemas logísticos no Brasil já vinham direcionando o comprador externo aos Estados Unidos. Esse cenário, por sua vez, tem elevado as cotações da soja na CME Group (Bolsa de Chicago) e deixado os preços apenas nominais no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.