CI

Soluções naturais estimulam a resistência das plantas e auxiliam na reposição de nutrientes

Alternativa biótica auxilia agricultores a incrementar a produtividade em cultivos como o tomate


Há mais de uma década, o agricultor José Eustáquio de Moraes cultiva tomates na região do Triângulo Mineiro, que integra o terceiro maior Estado produtor de tomates do Brasil, com 406 mil toneladas anuais e um volume que representa 11% da produção nacional. Os dados são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
 
Cerca de três anos atrás, Moraes passou a aplicar soluções naturais que auxiliam na saúde da planta e na reposição de nutrientes essenciais. “Utilizo produtos que atuam de forma preventiva contra as doenças e não prejudicam o crescimento do cultivo, deixando as plantas com uma qualidade muito melhor. Faço uma aplicação semanal e vejo resultados como a resistência maior dos tomates e uma boa produtividade”.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da Alltech Crop Science, as plantas precisam criar mecanismos de defesa para conter bactérias ou outros microrganismos que possam prejudicá-las ao longo de seu crescimento e, nesse processo, gera-se a perda de energia.
 
“Muitos produtos que induzem resistência provocam um alto gasto de energia da planta, podendo afetar o seu desenvolvimento. Soluções minerais como o Agro Mos, desenvolvido com alta pesquisa em biotecnologia, estimulam e também dão base para a complementação nutricional”, explica o engenheiro agrônomo.
 
Segundo Revoredo, a solução tem aminoácidos e outros nutrientes como Cobre, Enxofre e Zinco. “Conforme a planta libera esses nutrientes, o produto os repõe. Por ser biótico, extraído de uma parte da levedura, induz de forma natural a resistência da planta, sem causar danos ao seu crescimento. Além disso, é certificado para a produção orgânica”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.