CI

Sustentabilidade no agronegócio é tema de palestra em Naviraí

Foram apresentadas soluções que auxiliam na gestão da sustentabilidade nos negócios


A Fundação Espaço ECO® (FEE®) apresentou na última terça-feira (25/11), em Naviraí (MS), a palestra "Sustentabilidade em Modelos Avançados de Gestão no Agronegócio". O evento foi realizado na COPASUL - Cooperativa Sul Mato-Grossense, e também contou com a parceria da BASF. Na ocasião, Luiza Bruscato e Paula Prezotto, analistas de Educação Socioambiental da FEE®, falaram para um público de, aproximadamente, 100 pessoas, entre produtores rurais, cooperados e funcionários da cooperativa, sobre Sustentabilidade e ferramentas de gestão para a sustentabilidade aplicáveis ao agronegócio, com destaque para os diversos projetos desenvolvidos pela FEE® em parceria com entidades do setor.

Durante a palestra, foram apresentadas soluções que auxiliam na gestão da sustentabilidade nos negócios, assim como o conceito de ciclo de vida, que possibilita a análise da cadeia produtiva de empresas, setores ou produtos. Esse conceito é base para as ferramentas exclusivas da FEE® como as Análises de Ecoeficiência e Socioecoeficiência e para o AgBalance™ que medem e avaliam a sustentabilidade.

O AgBalance™ é uma evolução das Análises de Socioecoeficiência com ênfase na avaliação da sustentabilidade agrícola de forma ampla em toda a cadeia produtiva. Assim sendo, com a finalidade de apresentar conceitos de sustentabilidade próximos a realidade do produtor rural, foram destacados alguns estudos de caso da aplicação da ferramenta AgBalance™. Esta ferramenta considera 69 indicadores, 16 categorias de impacto, os quais são posteriormente agrupados nos três pilares da sustentabilidade (dimensões ambiental, econômica e social).

Os resultados das ferramentas de gestão para a sustentabilidade, neste caso o AgBalance™, auxiliam o agricultor na tomada de decisões nos diversos segmentos do setor, seja na etapa antes da porteira, dentro da porteira, ou fora da porteira, possibilitando uma melhoria dos indicadores de sustentabilidade e otimização de consumo de recursos das propriedades agrícolas. Esta metodologia é validada por três agências certificadoras internacionais: TÜV Süd da Alemanha, a empresa norueguesa "Det Norske Veritas" (DNV) e a National Sanitation Foundation (NSF) no mercado da América do Norte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.