CI

Tecnologia elimina perdas de defensivos na pulverização

Software Gotas está disponível gratuitamente para download



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma tecnologia que, se utilizada com as devidas orientações, elimina a perda de defensivos durante a pulverização, que, em determinadas culturas, podem chegar a 70% do produto utilizado. O software Gotas, disponível gratuitamente para download pela internet, faz a análise da distribuição de gotas dispensadas nas lavouras e auxilia o produtor na calibração dos pulverizadores.

O sistema também tem uma versão em aplicativo para celulares com o sistema Android.

De acordo com um dos desenvolvedores da tecnologia, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Aldemir Chaim, os prejuízos causados pela má aplicação de agrotóxicos são muito distintos. Variam de acordo com as culturas, regiões em que estão plantadas e o tipo de praga que possa atacar a lavoura.

"A perda pode ir de 20% a 70%, gerar excesso de contaminação ou ineficácia na defesa agrícola, que poderia ser evitada com um bico adequado no pulverizador ou uma mudança na velocidade de aplicação. Com a técnica, é possível reduzir o volume aplicado, pois será utilizada apenas a quantidade exata para exterminar pragas e doenças. Assim, o produto não é desperdiçado e reduz os gastos", explica.

Pesquisas com lavouras de soja foram realizadas na região de Sapezal, no Mato Grosso, pelo graduando em engenharia agronômica do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Gape) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Gerson José Marquesi de Souza Netto, junto a produtores e, segundo ele, os resultados obtidos foram "plenamente satisfatórios".

"Geralmente, o agricultor fixa cartões feitos de papéis sensíveis na parte alta, média e baixa da planta. Faz a pulverização e verifica quais partes estão sendo atingidas pelas gotas. Só que uma análise apenas visual é muito falha. Então, o sistema Gotas faz a leitura da imagem que foi gerada no papel e dá uma avaliação, sugerindo qual seria a maneira mais eficaz de fazer aquela aplicação", comenta Netto.

O representante da indústria de fertilizantes foliares General Chemicals, localizada no município de Campo Mourão, no Paraná, Allan Fell, afirma que sua empresa pretende recomendar o software aos produtores de cereais da região, como milho, soja e trigo e destaca o apoio à sustentabilidade. "O ponto fundamental é evitar poluir o meio ambiente e sem perder dinheiro", diz.

Chaim conta que a Embrapa já recebe demandas a nível nacional para utilização desta tecnologia, que foi difundida e liberada para uso de produtores rurais desde 2013. Porém, suas pesquisas acerca do tema se estendem para mais de 20 anos.

"Assim como as estimativas de prejuízos, os resultados do sistema variam muito de acordo com o manejo do produtor. Tivemos o caso de um agricultor que cultivava uvas no município de Jales, em São Paulo, seguiu corretamente todas as orientações e ao longo de um ano conseguiu economizar o suficiente para comprar mais dois pulverizadores novos", exemplifica o pesquisador.

Como obter

A tecnologia Gotas pode ser obtida pela internet, sem nenhum custo. As duas versões, para computador e Android, estão disponíveis no repositório da Rede AgroLivre, a Rede de Software Livre para a Agropecuária.

No site da empresa, o usuário tem acesso aos arquivos para baixar em seu computador e também na Play Store, a loja da Google onde se encontra a versão para tablet e celular smartphones . Além dos programas, também está disponível um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do sistema. Além disso, os pesquisadores que desenvolveram as plataformas fazem atendimento direto via e-mail.

Há orientação gratuita disponível na Infoteca da Embrapa, denominada "Método para calibração de pulverizadores utilizados em videiras".

Cuidados

"Para o uso adequado de agrotóxicos é de extrema importância que o produtor siga as instruções do produto. Respeitar o intervalo de segurança entre a última aplicação e a colheita, as distâncias mínimas entre a área aplicada e os cursos d"água, são medidas que trazem segurança à saúde humana e ao meio ambiente. Também é importante que o produtor rural siga um programa de manejo integrado de pragas, incorporando práticas culturais e insumos com menor toxicidade, como no controle biológico", alerta o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Robson Barizon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.