CI

Últimos detalhes acertados para o 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio

Evento ocorre em SP no próximo dia 4 de agosto



Abag reforça presença do agronegócio nas mídias sociais

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) decidiu intensificar sua atuação nas mídias sociais. Em função da realização do 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio, marcado para o próximo dia 4 de agosto, em São  Paulo, a entidade tem alimentado suas páginas no Facebook, Twitter e Linkedin com notas e informações que  enfatizem os aspectos ligados ao tema central do evento promovido por ela, que será Agronegócio Brasileiro: Valorização e Protagonismo. 

Com a iniciativa, a associação planeja ampliar a visibilidade de suas ações nessas mídias – atualmente são 10.700 pessoas que seguem a Abag no Facebook e 4.470 no Twitter. Ao mesmo tempo, a intenção da entidade é desmistificar algumas percepções desfavoráveis do agronegócio que ainda existe, sobretudo entre a população urbana. 

Pioneiro da web brasileira marca presença no Congresso da Abag

Mais importante nome da implantação e desenvolvimento da web no Brasil, o engenheiro Demi Getschko, que se tornou este ano o primeiro brasileiro a figurar no Hall da Fama da Internet no mundo, é uma das atrações do 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), no próximo dia 4 de agosto. O especialista será um dos debatedores do painel Agronegócio e as Novas Mídias, ao lado da professora da Escola de Comunicação e Artes da USP, Elizabeth Saad. O painel terá apresentação do jornalista Rodrigo Mesquita e será coordenado pelo também jornalista Heródoto Barbeiro. 

Especialista em comunicação digital debate a importância das mídias sociais no agronegócio no Congresso da Abag

A professora Elizabeth Saad, pesquisadora da Escola de comunicação e Artes (ECA), da USP, e consultora especializada na análise do papel das mídias digitais na estratégia das empresas, será uma das debatedoras do painel Agronegócio e as Novas Mídias, durante o 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), no próximo dia 4 de agosto, em São Paulo. A pesquisadora, que criou e coordena o Digicorp, curso de pós-graduação em Comunicação Digital promovido pela ECA, debaterá como o agronegócio pode se posicionar melhor nas mídias sociais. Ela discute o tema ao lado do engenheiro Demi Getschko, pioneiro na implantação da web no Brasil. O painel terá apresentação do jornalista Rodrigo Mesquita e a coordenação do também jornalista Heródoto Barbeiro. 

Para economista da GV, o agronegócio continuará sustentando a economia brasileiro por muito tempo

O agronegócio deve continuar como protagonista no cenário econômico brasileiro ainda por muito tempo. Toda a influência positiva que o setor exerceu na economia nos últimos dez anos tende a se manter ainda nos próximos anos. A avaliação é do economista Samuel Pessoa, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fará a palestra de abertura do 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), no próximo dia 4 de agosto, em São Paulo, cujo tema central será Agronegócio Brasileiro: Valorização e Protagonismo. Para o economista, além da forte demanda externa, a vantagem competitiva do Brasil no agronegócio resulta também dos ventos liberalizantes da economia no início da década de 1990, que garantiu certa independência financeira para as empresas do segmento, que desenvolveram sólidos mecanismos para financiar seus fornecedores e clientes.  

Engenheiro agrônomo mineiro será homenageado pela Abag com Prêmio Norman Borlaug 2014

A quarta edição do Prêmio Norman Borlaug, instituído pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em parceria com a USP e a Agrisus, homenageará este ano o engenheiro agrônomo Urbano Campos Ribeiral. Mineiro de Ubá, formado em 1962 pela Universidade Federal de Viçosa, onde também atuou como professor, sendo mais tarde convidado a ingressar na Agroceres, onde ajudou a desenvolver diversas espécies de milho híbrido, que tiveram excelente aceitação no mercado, chegando a representar cerca de 60% das vendas totais da companhia.

Graças aos bons resultados alcançados e também ao seu talento administrativo, Ribeiral torna-se diretor da Divisão Vegetal, cargo em que ficou até 1996 quando assumiu a presidência da organização em virtude do falecimento do seu fundador, Ney Bittencourt de Araújo. Como presidente conquistou a confiança e admiração dos liderados e ampliou os negócios da empresa. “Urbano Ribeiral fez tudo isso sem nunca deixar de apoiar e estimular o importante trabalho de pesquisa e de desenvolvimento de novas tecnologias. Por todo esse trabalho é que a Abag optou por conceder o prêmio Norman Borlaug de 2014 a ele”, disse o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho. O prêmio será entregue durante o 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag no próximo dia 4 de agosto, em São Paulo.

Abag homenageia o paranaense João Koslovski, líder do cooperativismo brasileiro

O paranaense João Paulo Koslovski é o homenageado deste ano com o prêmio Personalidade do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araújo”, que é concedido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), e será entregue durante o 13° Congresso Brasileiro do Agronegócio. Formado pela Universidade Federal do Paraná, na turma de 1972, assim que terminou a faculdade, Koslovski prestou concurso e ingressou na empresa que antecedeu a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná. Foi lá que deu seus primeiros passos no cooperativismo, segmento que viria a marcar sua trajetória profissional. Em meados dos anos 70 já prestava assessoria para diversas cooperativas.

Não demorou muito para ser convidado pelo então presidente da Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, Benjamin Hammerschmidt para assumir o cargo de diretor-executivo da entidade. Koslovski também foi um dos idealizadores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop. “Por seu espírito incansável e sua liderança no cooperativismo, a Abag tem a satisfação de prestas essa homenagem ao João Paulo Koslovski, pois graças ao seu trabalho, o segmento se tornou referência internacional”, destaca o Presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho. O 13o Congresso Brasileiro do Agronegócio será promovido pela Abag, no próximo dia 4 de agosto, em São Paulo.

13° Congresso Brasileiro do Agronegócio
Data – 04 de agosto de 2014
Local – Sheraton São Paulo WTC Hotel
Endereço – Av. das Nações Unidas, 12.559

Segue a Programação provisória:

08h00 - CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

09h00 - CERIMÔNIA DE ABERTURA


10h00 - PALESTRA INAUGURAL
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: VALORIZAÇÃO E PROTAGONISMO
Palestrante: Samuel Pessoa, Pesquisador do IBRE/FGV-RJ

10h45 - PAINEL 1
AGRONEGÓCIO E AS NOVAS MÍDIAS
Apresentação: Rodrigo Mesquita, Jornalista com formação em História e atuação em novas Tecnologias de Informação
Debatedores: Elizabeth Saad Corrêa, Professora da Universidade de São Paulo ECA-USP
Demi Getschko, Engenheiro e Professor da PUC-SP
Coordenador: Heródoto Barbeiro, Jornalista

12h00 - HOMENAGENS
Prêmio Norman Borlaug: Homenageado Urbano Campos Ribeiral, Presidente do Conselho da Agroceres
Prêmio Ney Bittencourt de Araújo: Homenageado João Paulo Koslovski, Presidente do Sistema Ocepar

12h30 - ALMOÇO

14h00 - PAINEL 2

AGRONEGÓCIO E A SOCIEDADE
Divulgação: Pesquisa de opinião "Agronegócio e a Sociedade"
Apresentação: José Luiz Tejon Megido, Diretor do Núcleo de Agronegócio da ESPM
Debatedores: Bolívar Lamounier, Cientista Político, Sócio-diretor da Augurium Consultoria
Christian Lohbauer, Doutor em Ciência Política, Diretor de Assuntos Corporativos da Bayer
Moderador: William Waack, Jornalista
Coordenador: Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – Abag

16h00 - COFFEE BREAK

16h30 - PAINEL 3

AGRONEGÓCIO E OS PRESIDENCIÁVEIS
Exibição: Vídeo dos três candidatos à Presidência da República, mais bem colocados nos índices de pesquisas eleitorais, com as propostas para o agronegócio nacional.
Debatedores: Representantes indicados pelos três candidatos à Presidência da República
Moderador: William Waack, Jornalista
Coordenador: Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV – GVAgro

obs. Gravação e exibição dos vídeos sujeita a concordância e disponibilidade dos candidatos.

18h15 - ENCERRAMENTO
Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – Abag

18h30 - COQUETEL

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.