CI

upLexis e Agrometrika firmam parceria

Agrometrika passa a contar com a upMiner



Com o acordo, a Agrometrika passa a representar o upMiner junto aos seus atuais clientes, além de incluir rotinas de acesso automático em sua plataforma Agrometrika Web
  
A upLexis, empresa especializada na análise e interpretação de grandes volumes de dados, acaba de fechar uma parceria com a Agrometrika, plataforma de serviços para análise de crédito para o agronegócio. Com o acordo, a Agrometrika passa a contar com a upMiner, solução de mineração de dados da upLexis, integrada em sua plataforma web.
 
Segundo Fernando Pimentel, diretor de operações da Agrometrika, a plataforma de serviços da Agrometrika é hoje a mais completa para análise de crédito para o agronegócio. “Mas ainda não contávamos com uma solução de mineração de dados para complementar as análises de nossos clientes, como bancos e fornecedores de insumos”, explica, lembrando que a upMiner, da upLexis, foi a melhor solução encontrada para satisfazer esta necessidade de forma simples e funcional.
 
A partir do acordo, a Agrometrika representará a upMiner junto a seus clientes atuais e potenciais, além de incluir as rotinas de acesso automático da ferramenta em sua plataforma Agrometrika WEB. “Com isso, trazemos para o agronegócio uma solução completa para a gestão de carteira de recebíveis”, afirma.
 
Além disso, reunir as duas tecnologias na mesma plataforma de serviços na nuvem está sendo considerada pelas duas empresas como uma inovação que permite escalabilidade e capilaridade operacional para atender tanto grandes fornecedores de serviços e produtos para produtores rurais, quanto seu sistema de distribuição espalhado por todo o Brasil. “Hoje, assistir a empresas de médio porte em pequenas cidades do interior exige alto padrão tecnológico, acesso e confiabilidade, valores compartilhados pelas duas empresas”, afirma.
 
Pimentel diz que a expectativa da Agrometrika, em curto e médio prazos, é complementar o portfólio de serviços já oferecidos na plataforma Agrometrika WEB e partir para o mercado de revendas de insumos, que tem poucos recursos humanos disponíveis para analisar crédito e depende de soluções tecnológicas para operar com segurança. “Em longo prazo, vamos aproximar o sistema financeiro desses operadores de crédito, com base em governança e conformidade, com as melhores práticas de crédito. Isso vai valorizar as carteiras de crédito agrícola, que passarão a ser mais atrativas para bancos, seguradoras de crédito e securitizadoras”, diz.
 
A solução
 
O upMiner é uma plataforma desenvolvida pela upLexis que agrega informações que servem de apoio à tomada de decisão em áreas como crédito, risco, fraude e compliance, entre outras. Sua principal funcionalidade é coletar informações em fontes públicas e privadas de dados disponíveis na Web, e apresentá-las de maneira inteligente para o usuário.
 
O serviço também agrega informações que não estão disponíveis na Web, como aquelas contidas nos Diários Oficiais, ou que não estejam facilmente acessíveis, como as notícias mais relevantes sobre um determinado tópico, previamente trabalhadas pelo upSearch.  Com isso, o usuário pode, por exemplo, agregar os dados vindos dos relatórios da Serasa com aqueles extraídos de fontes públicas como Receita Federal, enriquecidos com notícias e documentos relevantes recuperados na Web, por exemplo.
 
Como resultado, a empresa usuária do serviço pode contar com informações muito mais consistentes na hora de fazer a avaliação financeira de seus clientes ou fornecedores. Para isso a plataforma acessa bases de dados de fontes como Google, Yahoo e Bing; blogs, redes sociais e grupos de discussão; e órgãos como Receita Federal, Serasa, Sintegra, Tribunais de Justiça, Diários Oficiais etc.
 
“Diferentemente de outros setores da economia, o agronegócio apresenta maior assimetria de informação e complexidade analítica de crédito. Nossa parceria segue na direção de simplificar a rotina dos operadores de crédito, oferecendo tecnologia e inteligência de crédito como elementos de governança e gestão de risco”, conclui Pimentel.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.