CI

Expodireto 2016: produza alimentos aproveitando os resíduos orgânicos da produção

Horta construída na Expodireto tem 28 cultivares


Você sabe que as sobras de alimentos e esterco animal podem ser aproveitados e transformados em adubo orgânico de alta qualidade, e que isto faz com que os custos na compra de composto diminuam? Pois é com este objetivo que a Emater/RS-Ascar trouxe para o espaço da horticultura e fruticultura, na Expodireto Cotrijal, a demonstração da compostagem aeróbica.

“Nós queremos valorizar os resíduos orgânicos existentes nas propriedades e que muitas vezes são esquecidos”, esclarece Erivelton Kreisig, técnico agropecuário da Emater/RS-Ascar em Lagoa dos Três Cantos.

A compostagem aeróbica é um processo onde camadas sucessivas de palha e composto orgânico feito com comida e restos de esterco de animais são empilhadas. Conforme Kreisig, as camadas sucessivas fazem com que não haja odor e nem apareçam moscas. “O segredo é o tempo de curtimento do esterco. Se ele for mal curtido, quando levado para a horta, atrai insetos”.

A horta construída na Expodireto tem 28 cultivares, como pepinos, tomates, morangos, melão e muitos outros hortigranjeiros, alguns plantados no solo com irrigação por gotejamento e outros na estufa.

Uma inovação trazida neste ano é a apresentação de sugestões de receitas com o valor nutricional e instruções de como usar melhor os alimentos para que não haja desperdício e possam ser aproveitados fora de época, como através da elaboração de molho de tomate.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.