CI

Expoagro Argentina 2015 lança “Praça das Boas Práticas de Manejo”

Objetivo é "garantir a saúde de quem trabalha e do meio ambiente"



A Expoagro Argentina 2015 apresentou uma importante iniciativa através do lançamento da “Praça das Boas Práticas de Manejo”. Trata-se de uma quadra inteira dedicada a orientar os trabalhadores do campo, sejam aplicadores, fumigadores ou mesmo agricultores, sobre a importância de garantir a segurança no uso de agroquímicos.


“A 'Praça das Boas Práticas' surgiu de uma iniciativa de diversas organizações e instituições que têm seus próprios programas. O que ocorreu é que nos juntamos um dia e questionamos como são feitas as coisas no campo e qual é a forma correta, para nos certificar de garantir a saúde de quem trabalha e do meio ambiente”, afirma o engenheiro agrônomo Frederico Elorza, coordenador técnico da Casafe (Câmara de Sanidade Agropecuária e Fertilizantes).

“A ideia é que cada instituição que integra o projeto conte, de acordo com sua especialidade, qual é a melhor forma de realizar as práticas de manejo aos produtores. A Casafe se incorporou a essa iniciativa porque já trabalha há muito tempo com o uso responsável de fitossanitários, que é um dos 'braços' das boas práticas agrícolas”, completa o especialista.

A Praça é composta de “paradas”, ou postos com itens vitais para a melhora da performance e da segurança no campo: a primeira incentiva o “plantio direto na palha” para a preservação do solo e da água, menor consumo de combustível e emissão de carbono. A segunda salienta a importância da rotação de cultivos tanto em termos de área como de tempo.


A terceira “parada” reforça a necessidade de preservar o solo fazendo as análises indicadas e planificando as aplicações de fertilizantes. A quarta parada conscientiza sobre o correto, eficiente e responsável uso dos produtos fitossanitários. Sobre essa, leia mais aqui: Argentina recolhe 1 terço das embalagens vazias de fitossanitários

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.