Fertilizantes


Região da Campanha instala Comitê de Desenvolvimento Rural Sustentável

Visitas: 1528

Região da Campanha instala Comitê de Desenvolvimento Rural Sustentável
27/04/12 - 17:28 
Representantes de diversas instituições do meio rural reuniram-se na tarde desta quinta-feira (26/04) para definir a instalação do Comitê Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região da Campanha. O encontro aconteceu na sede regional da Emater/RS-Ascar em Bagé e foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O Comitê Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável terá a atribuição de selecionar e indicar as demandas regionais e os beneficiários passíveis de serem atendidos pelos programas e políticas públicas disponibilizadas pela SDR. Além disso, o colegiado deve sugerir as ações prioritárias e promover a integração e transversalidade necessárias ao desenvolvimento rural sustentável.

“O Comitê irá discutir as políticas públicas de forma regional e, devido à proximidade, vamos homologar as políticas estratégicas governamentais, com o objetivo de atingir as metas da SDR”, destacou o coordenador do Comitê Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Valdinei de Matos, que também atua na coordenação da Regional Campanha da SDR.

O Comitê faz parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), órgão criado através decreto 48.787, em 12 de janeiro desse ano. O CEDRS é um espaço voltado para a discussão dos grandes temas do meio rural estadual, como políticas públicas, assistência técnica, extensão rural, crédito fundiário, entre outros.

Integram o Comitê Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável entidades representativas da região, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, movimento sociais do meio rural, Corede Campanha, Inspeção Sanitária e SDR. No total, sete municípios estão abrangidos pelo colegiado: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Participaram da reunião os gerentes regional e adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Bagé, Erone Londero e Luis Fernando Fabrício, respectivamente; o supervisor da Emater/RS-Ascar, Gilmar Deponti; representantes de prefeituras, cooperativas e sindicatos dos trabalhadores rurais da região; e técnicos da Emater/RS-Ascar e SDR.

Primeira ação

Como primeira ação do Comitê, foi definida a forma de distribuição de 60 açudes a serem construídos na região da Campanha através do programa Irrigando a Agricultura Familiar, desenvolvido pela SDR. Os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul receberão nove açudes cada. Já o município de Candiota receberá seis açudes.

Outros temas

Durante a reunião também houve a abordagem de outros temas, como a apresentação do organograma e das metas da SDR, além da exposição do Programa Estadual Leite Gaúcho e do Programa Irrigando a Agricultura Familiar.
?
Detect language » Portuguese


Página gerada em: 24/11/2014 01:40:13 - (5 min)

Notícias relacionadas

21/11/14 » Coopercam recebe visita da Syngenta
21/11/14 » Últimos dias para inscrição no 2º Fórum de Agricultura da América do Sul
21/11/14 » Suinocultura volta a ter rentabilidade no Paraná
21/11/14 » Receita muda estratégia e pequenas empresas devem ficar mais atentas
21/11/14 » Não se pode brincar com a inflação, alerta economista da XP Investimentos

Comentários

Comente esse conteúdo preenchendo o formulário abaixo e clicando em enviar






- Opiniões expressas nesse ambiente são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Portal Agrolink.

Até o momento não houve nenhum comentário para esse conteúdo.