15/09
CBOT
BM&F

Soja
US$ 10,91 (NOV14)
R$ 22,6 (MAI15 )

Milho
US$ 3,3 (DEZ14)
R$ 23,49 (NOV14 )



“Tudo o que é fácil já foi feito”

Visitas: 628

“Tudo o que é fácil já foi feito”
06/08/12 - 06:44 
Por *Luiz Marins

Meu último livro (Editora Saraiva, 2012) tem como título “Tudo o que é fácil já foi feito”. Nele discuto a realidade de que a vida não é fácil para ninguém e para nenhuma empresa. Todos nós, pessoas e empresas, temos muitos concorrentes, com qualidade cada vez mais semelhante à nossa e preços cada vez mais similares aos nossos.
Para vencer neste mercado competitivo é preciso, como pessoa, trabalhar duro, estudar muito, se comprometer com aquilo que fazemos, dar atenção aos detalhes e terminar o que começamos. Como empresa temos que buscar a diferenciação que o nosso cliente realmente valorize e, portanto, pague por ela. Daí a necessidade de termos que inovar, criar, reinventar a empresa todos os dias. Isso não fácil!

Para facilitar a leitura, dividi o livro em três partes: (01) Alguns temas para você, funcionário, refletir; (02) Alguns temas para você, chefe ou dirigente empresarial, refletir e (03) Temas para a reflexão de chefes e funcionários. Para vencer, hoje, é preciso, antes de tudo, pensar e agir.

Na conclusão, digo: “Neste livro, meu objetivo foi tirar do leitor qualquer ideia que o faça viver num processo de ‘melhoria contínua do autoengano’, ou seja, tirar a ilusão de que a vida é fácil, de que trabalhar tenha que ser uma atividade necessariamente prazerosa. Para vencer, pessoal e profissionalmente, há que se fazer um grande esforço e lembrar que cada dia que passa a competição é mais acirrada não só entre empresas mas também entre os profissionais. Procurei, com base em minha experiência de mais de 35 anos de consultoria em antropologia corporativa, discutir alguns conceitos que poderão facilitar o enfrentamento dessa realidade. E esse enfrentamento passa, necessariamente, para que cada um assuma a própria vida com muita inteligência e muita vontade.”(p.149).

Convido você a pensar sobre isso. A não fugir da realidade concreta de que trabalho não é lazer e de que empresa não é uma ONG. Ela tem que dar resultados financeiros ou não sobreviverá. Não há quem a financie a não ser seus próprios clientes que, da mesma forma, só a prestigiarão se seus produtos e serviços forem excelentes. Do contrário a abandonarão à própria sorte e ela morrerá. Assim, acredite, se um dia as coisas foram fáceis, a realidade atual é que tudo o que é fácil já foi feito.

Pense nisso. Sucesso!
 
*Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 500 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e Consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.

Saiba mais em www.marins.com.br

Agrolink com informações de assessoria

Comentários

Comente esse conteúdo preenchendo o formulário abaixo e clicando em enviar






- Opiniões expressas nesse ambiente são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Portal Agrolink.

Até o momento não houve nenhum comentário para esse conteúdo.