CI

A importância do investimento na qualidade do algodão

Hans Joerg Rueckriem fala sobre o fomento da cadeia produtiva


Hans Joerg Rueckriem, consultor de Qualidade e Marketing, comenta a importância do investimento na qualidade da fibra do algodão para o fomento da cadeia produtiva

De que forma pragas como o pulgão e a mosca branca comprometem a qualidade da fibra do algodão?
Ambas as pragas costumam contaminar a pluma do algodão com seu excremento, fator que ocasiona um dos maiores problemas para a produtividade e a qualidade da cultura - a pegajosidade. E, em altos níveis de infestação, este problema pode provocar a parada total da fiação. Por isso, recomenda-se o controle na fase inicial e final da produção, já que nessas ocasiões ocorrem os principais danos.


Como garantir mais produtividade e qualidade à safra?
Por meio de boas práticas agrícolas, que incluem o manejo adequado das plantações e o acompanhamento técnico durante todo o período de cultivo. Vale ressaltar que a escolha da variedade de algodão a ser plantado também influencia significativamente no alcance de uma fibra de alta qualidade, assim como o uso de herbicidas e reguladores de crescimento na pré-colheita.

Em termos de diferenciais competitivos, quais são os ganhos obtidos por produtores que participam de iniciativas como o Programa Qualidade Algodão da Bayer CropScience?
O Programa Qualidade Algodão da Bayer CropScience tem como principal objetivo incentivar a busca pela alta qualidade da fibra, garantir soluções inovadoras para o manejo de pragas e doenças, fornecer acompanhamento técnico e, consequentemente, oferecer ao produtor diferenciais competitivos e maior rentabilidade no momento da comercialização para a indústria, tanto no mercado interno como externo.

Como esse tipo de investimento pode impulsionar a cadeia produtiva?
Os cotonicultores inseridos no Programa Qualidade Algodão Bayer CropScience não só contam com o apoio da empresa durante a produção, mas também na interface com empresas que buscam qualidade superior da fibra durante a comercialização. A iniciativa fomenta o valor agregado à cadeia produtiva e todos ganham - o produtor em rentabilidade, a indústria e o consumidor em mais qualidade.


Qual a sua avaliação sobre o atual cenário brasileiro do algodão?
Estamos com condições de mercado superiores as médias dos últimos 20 anos e o momento que a cultura vem passando favorece grandes oportunidades de negócios. Perspectivas positivas somadas às boas práticas agrícolas, investimentos em tecnologia e em soluções que garantam mais produtividade e com excelência na qualidade, certamente contribuirão para a evolução deste mercado que ganha cada vez mais importância no País.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.