CI

Abelhas sem ferrão compõem nova atração do Bosque e Zoológico de Ribeirão Preto

“Meliponário do Bosque”


“Meliponário do Bosque” é fruto de uma parceria entre a Syngenta e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto. Inauguração do espaço será na quarta (24/6), às 9 horas.
 
A partir do dia 24 de junho, o Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP) sediará o “Meliponário do Bosque”, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto e a Syngenta. O novo espaço vai abrigar quatro espécies de abelhas melíferas sem ferrão: Iraí, Jataí, Mandaçaia e Uruçu-Amarela. Nativas da Mata Atlântica, as novas moradoras ficarão em um viveiro a céu aberto, à disposição dos visitantes que queiram conhecer um pouco mais sobre esses importantes polinizadores.
 
As espécies que ocuparão o Bosque e Zoológico de Ribeirão Preto serão doadas pela Syngenta como parte do Projeto Abelhas sem Ferrão, que tem por objetivo desenvolver um trabalho socioambiental e educacional junto à população urbana. A inciativa vai ao encontro de um dos seis pilares do The Good Growth Plan – Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.
 
“Entre as metas a serem cumpridas pelo Plano, até 2020, está a de promover a biodiversidade em cinco milhões de hectares. Essa parceria que firmamos com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em Ribeirão Preto para a criação do Meliponário do Bosque é um outro importante passo em direção a esse objetivo”, afirma Luiz Dinnouti, gerente de segurança de produto da Syngenta.  
 
De acordo com o chefe do Bosque, Alexandre Carvalho Gouvêa, além de produzirem mel, as abelhas são responsáveis pela polinização de várias espécies de plantas. “A polinização é uma das etapas do processo de reprodução das plantas. Sem as abelhas, grande parte desses vegetais não sobreviveria”, conta. “Esse grupo de abelhas, em especial, tem a vantagem de não ter ferrão, o que permite o contato direto dos visitantes, inclusive crianças”, completa Gouvêa.
 
O espaço “Meliponário do Bosque” integra o roteiro do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA), uma iniciativa das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação e será oficialmente inaugurado no dia 24 de junho (quarta-feira), às 9h. A partir de então, estará à disposição do público e dos estudantes das escolas que visitam o Zoológico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.