CI

Agroindústria de guaraná vai ampliar renda de produtores familiares no Amazonas


Foi inaugurada, nesta segunda-feira (30), em Maués (AM), uma agroindústria de guaraná para realizar o beneficiamento da produção de mil famílias de trabalhadores rurais do Território da Cidadania Baixo Amazonas. Com investimento do Governo Federal da ordem de R$ 678 mil, por meio do Programa de Apoio a Infraestrutura e Serviços nos Territórios do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Proinf/MDA), a agroindústria terá gestão compartilhada entre a prefeitura municipal e a Cooperativa de Produtores Rurais de Maués.

Para o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto Oliveira, o investimento em agroindustrialização e a agregação de valor fortalece a agricultura familiar. “ Nos últimos 12 anos, ocorreu uma importante mudança de olhar voltado mais para o interior, para os territórios rurais onde vive boa parte da população que produz os alimentos do nosso país. Uma nação diversa, onde cada povo tem sua importância e tradições. Tão importante quanto a obra que estamos inaugurando hoje, é a preservação da cultura deste território. A fábrica vai agregar valor à produção, vai melhorar a vida da população, dos agricultores e de toda a a comunidade”.

Já o secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, lembrou que o crescimento rural auxilia no desenvolvimento do país. “O desenvolvimento rural é um compromisso da presidenta Dilma e de todo o nosso governo. Um compromisso com os mais pobres, um compromisso que tirou o Brasil do mapa da fome e que garantiu um futuro de mais esperança e dignidade para todos os povos da amazônia Sde todo o Brasil, com mais renda e mais qualidade de vida no campo”.

Segundo o prefeito de Maués, Padre Carlos Goés, o funcionamento da fábrica é um sonho que realiza. "Temos um grande conjunto de investimentos do Governo Federal. É um importante parceiro da nossa comunidade, com o Mais Médicos e as unidade de saúde, com o Luz Para Todos, com o apoio à agricultura familiar, com os investimento em educação, com a alimentação escolar e a construção de escolas. Estamos vivendo um momento especial em nosso município, temos o apoio do Governo e a vontade de trabalhar muito, e tudo isso está ajudando a mudar a realidade da nossa cidade”, destacou o prefeito de Maués, durante o ato de inauguração da agroindústria de guaraná.

Plano de Inclusão Produtiva

Durante a inauguração da agroindústria do guaraná, também foi realizado o lançamento do Plano Municipal de Inclusão Produtiva, que visa articular ações do município para o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria de renda dos produtores rurais, como explicou o padre Carlos Goés. “A prefeitura não tem condição de atuar sozinho no desenvolvimento da agricultura familiar, por isso a importância desse plano. Com o apoio do Governo Federal, estamos construindo caminhos para alavancar a nossa produção de guaraná e de outros produtos que nossos agricultores plantam. Temos um plano completo que tenho certeza vai atender a maioria das famílias do meio rural da nossa região.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.