CI

Agronegócio puxa recuperação do setor de máquinas

Faturamento cresceu mais de 45% na comparação com junho do ano passado


Foto: Sheila Flores


A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou os números referentes ao setor em junho. O mês foi de estabilidade nas receitas líquidas de vendas em relação a maio. Na comparação com o mês de junho de 2020, o resultado foi de elevado crescimento, da ordem de 45,4%. 

O setor contou no período com manutenção do crescimento nos setores ligados ao agronegócio, recuperação naqueles ligados ao consumo de bens duráveis e semiduráveis, além disso a base de comparação estava fortemente deprimida pelas medidas de afastamento para controle da covid-19. 

A receita líquida de máquinas e equipamentos no mercado doméstico teve pequena alta de 0,2%. Nas exportações o crescimento foi maior, de 7,4% em quantidade e de 6,2% em valores em dólares. O setor encerrou o primeiro semestre do ano com incremento de 40,3% nas receitas totais.

Ainda na exportação equipamentos que vinham de queda de 24,5% em 2020, voltaram a registrar crescimento em fevereiro deste ano e já em abril o setor contava com valores superiores. No segmento de máquinas agrícolas o avanço nas vendas externas em junho foi de 14,1% e na comparação interanual avanço de 30,8%.

Para os próximos meses, a expectativa é de manutenção da estabilidade das receitas em níveis próximos aos observados no segundo semestre de 2020. A Abimaq projeta crescimento entre 18 e 20% para este ano na produção de máquinas e equipamentos. A entidade afirma que o setor está apto a suprir demanda interna, nos próximos meses, e os empresários já estudam investimentos.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.