CI

Agrônomo alerta para necessidade de avaliar a necessidade de aplicar agrotóxicos nas lavouras

Região Noroeste gaúcha é considerada grande consumidora de defensivos agrícolas


Profissionais ligados à agricultura, produtores rurais, ambientalistas, médicos, dentre outros, travam debate intenso sobre uso de agrotóxicos nas lavouras e a consequência disso para a saúde humana. A região Noroeste gaúcha é considerada grande consumidora de defensivos agrícolas, até pela extensão da agricultura. Segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini, nos últimos anos, realmente, houve aumento do uso de agrotóxicos, porém atualmente essas fórmulas se degradam com maior rapidez no meio ambiente.

O surgimento de novas doenças, como a ferrugem asiática na soja, é um dos fatores, conforme Bortolini, que levam à necessidade de novos tratamentos nas lavouras. No entanto, ele alertou para que produtores avaliem se é preciso aplicar agrotóxicos de forma preventiva e se as pragas e doenças realmente estão nas lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.