CI

AL: produtores participam de inauguração de feira de agricultura em São Sebastião

Evento terá início nesta quarta-feira


Agricultores atendidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste terão mais uma oportunidade de alavancarem sua produção de hortaliças. Nesta quarta-feira (29.07), será inaugurada a Feira da Agricultura, no município de São Sebastião, destinada à comercialização de produtos da agricultura familiar e comunitária da região.

Programada para acontecer todas as quartas-feiras, às 8h, a feira será realizada no Largo Muniz Falcão, viabilizada pela Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Emater e Sebrae.

Como resultado de uma demanda requisitada pelos próprios produtores, durante a realização do planejamento estratégico do APL, a feira contará com 15 estandes de vendas, com produtos cultivados, exclusivamente, no município, por agricultores da Associação Comunitária de Mini e Pequenos Produtores do Sítio Congo, Associação do Tabuleiro de Dentro e Associação Sítio Prata, todas de São Sebastião.

Para o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’anna, a inauguração da Feira da Agricultura representa o empenho do programa em atender as necessidades existentes dentro do arranjo.

“Os produtores apontaram a demanda de ter uma feira com foco na produção local e buscaram o APL para tentar articular. Procuramos parcerias e possíveis apoiadores, e hoje concretizamos a ação que, inclusive, está dentro do planejamento do APL para o ano de 2015”, explica Humberto Sant’anna.

Com foco na abertura de mercado para as práticas agrícolas, a feira pretende agregar, também, outros segmentos. O espaço deverá contar, por exemplo, com a comercialização de produtos artesanais de grupos indígenas, aumentando as possibilidades de acesso à diversidade de produções geradas em território alagoano.

Além dos benefícios acerca da comercialização da agricultura familiar, a feira abre espaços para o aperfeiçoamento técnico dos pequenos produtores, fomentando a realização de capacitações com temáticas voltadas para noções de mercado e comércio.

“Com o espaço já conquistado, os agricultores irão precisar aprender a comercializar seus produtos de forma otimizada. Por isso, é preciso despertar o potencial em vendas, realizando capacitações sobre atendimento ao cliente e noções de negócios, mercado e comércio”, completa Sant’anna.

Fonte: Agência Alagoas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.