CI

Expogiruá: alternativas para propriedades da agricultura familiar são apresentadas

Evento ocorreu entre os dias 25 e 29 de maio


Quem passou pelo Parque de Exposições de Giruá, de 25 a 29 de maio, teve a oportunidade de acompanhar uma intensa programação voltada à agricultura familiar preparada pela Emater/RS-Ascar para a 13ª Expogiruá. Ciclo de palestras, oficinas e mostra permanente de tecnologias adaptáveis às propriedades rurais estiveram entre as atrações. 

Durante toda a feira, os visitantes conheceram diferentes propostas para propriedades rurais no espaço permanente da Emater/RS-Ascar. Biodigestor para geração de gás e energia a partir de dejetos animais, proteção de fontes de água, aquecedor de água com energia solar, carneiro hidráulico - que leva água utilizando-se da força da gravidade, aerador para tanques de piscicultura - que aproveita-se também da força da gravidade para injetar e enriquecer a água com oxigênio, e uma maquete de silo para secagem e armazenagem de grãos estiveram entre as tecnologias demonstradas. Também receberam destaque um conjunto de plantas bioativas e exposições de produtos de agroindústrias familiares. 

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Diogo Krann Danda destaca que quem tiver interesse em obter mais informações pode procurar o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Giruá. 

Além disso, a Comissão de Artesanato, Agricultura e Produção de Alimentos, organizou para a quarta-feira (25/05), uma palestra sobre produção orgânica, conduzida pelo coordenador da ONG Arede, Ademir Amaral, e outra sobre Manejo Integrado de Pragas (M.I.P), ministrada pelos professores da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Dra. Cinei Riffel e Ms. Marcos Caraffa. Na sexta-feira (27/05), em uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e da Câmara de Vereadores, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestra sobre a importância de práticas conservacionistas do solo, conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais, Ms. Fernando Dornelles Fagundes. Na sequência, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, esclareceu os passos e os benefícios do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água "Conservar para Produzir Melhor", lembrando que em dezembro passado o Rio Grande do Sul passou a contar com uma Política Estadual voltada à temática. 

Em torno de 70 pessoas ? entre professores, agricultores e expositores -participaram, no sábado (28/05), de oficinas de elaboração de pufes com aproveitamento de pneus. O passo a passo foi demonstrado pela extensionista da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zaltron e pelo engenheiro agrônomo João Becker.

Paralelamente à Expogiruá aconteceram também a 12ª Feira da Habilidade e Artesanato, a 10ª Mostra da Indústria, Comércio e Serviços, a 9ª Mostra do Gado Leiteiro, a 5ª Mostra da Agricultura Familiar, a 4ª Mostra do Cavalo Crioulo, a 4ª Mostra da Saúde e Inclusão Social, a 4º Circulando Cultura e o 1º Espaço Criança. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.