CI

Amapá vai integrar malha de recebimento de embalagens

Novo posto terá capacidade anual para receber cerca de 20 t


Com previsão de inauguração em 2013, novo posto terá capacidade anual para receber cerca de 20 toneladas do material

O Amapá ganhará uma unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas para atender aos agricultores do estado. O posto, que ficará localizado na área industrial do distrito do Coração, em Macapá, terá capacidade para receber 20 toneladas anuais do material. A previsão é que ele seja inaugurado em março do próximo ano.

As embalagens recebidas no local serão encaminhadas para uma central de recebimento e, posteriormente, enviado para a destinação final (reciclagem ou incineração). Atualmente, 94% das embalagens plásticas primárias são devolvidas pelos agricultores brasileiros nas mais de 400 unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos), presentes em 25 estados e no Distrito Federal. Com a construção desse posto, o sistema que de janeiro a outubro de 2012 destinou 2.981 toneladas desse material, terá unidades em todos os estados brasileiros.

Atividades para educação e conscientização dos produtores rurais do estado sobre a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas serão realizadas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Adiagro), com o apoio do inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.. Ainda em 2012, serão realizados no estado recebimentos itinerantes, ação que consiste no recebimento pontual de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo.

A iniciativa para a instalação do posto é da Adiagro e da Associação de Revendedores de Insumos e Defensivos Agrícolas no Estado do Amapá (Aridap). A construção também contará com a parceria do inpEV e o apoio do Governo do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.