CI

Ametista, líder em produtividade.

Acertar na escolha da cultivar de trigo pode representar mais lucro para o produtor



Acertar na escolha da cultivar de trigo pode representar mais lucro para o produtor
 
Os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo da safra 2014/2014 foram apresentados em Passo Fundo (RS) no dia 10 de fevereiro de 2015. O evento aconteceu no Refúgio Centro de Eventos e reuniu um público de aproximadamente 70 pessoas, entre produtores de sementes, obtentores, agricultores, imprensa e autoridades. “Acertar na escolha da cultivar de trigo pode representar mais lucro para o produtor”, enfatizou a pesquisadora da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl. Ela que coordena a unidade de cultivos de inverno da entidade, realiza os Ensaios de Cultivares em Rede de trigo (ECR) desde 2008. Kassiana informa que o principal objetivo deste é fornecer informações idôneas para nortear a tomada de decisão sobre a adoção de cultivares de trigo em diferentes regiões produtoras.


Nesta última safra de inverno, o ECR foi instalado em 19 locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo ela os experimentos foram conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações das principais cultivares indicadas e comercializadas em cada região. São apresentados dados como rendimento, além de PH.

 Em sua apresentação a pesquisadora evidenciou as cultivares mais bem sucedidas em sua avalição. E uma das cultivares é o AMETISTA da empresa OR Sementes. Segundo a pesquisadora o AMETISTA ficou a cultivar líder em produtividade no Estado de SC, em Campos Novos mais precisamente. “Em toda a rede experimental, foram avaliados 61 materiais, de 8 empresas obtentoras. Destes, 9 materiais são lançamentos. No total, foram conduzidas aproximadamente 3.000 parcelas”, comenta Kassiana.


planilha ECR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.