CI

Apesar da safra recorde, Brasil continua importando muito trigo

4,09 milhões de toneladas na temporada


As importações brasileiras de trigo em janeiro totalizaram 593.000 toneladas, cerca de 56,69% mais do que as 378.442,68 de toneladas importadas no ano passado. Entre agosto e janeiro as compras externas chegaram a 4,09 milhões de toneladas, aponta levantamento divulgado pela Consultoria Trigo & Farinhas. 

A Conab prevê para a temporada de 2016/17, que se encerra em 31 de julho próximo, um total de importações de 5,9 milhões de toneladas.

“Cálculos feitos junto a um importador brasileiro de trigo verificou que o custo de importação de trigo argentino deverá ser menor do que os preços do mercado interno posto São Paulo ou Rio de Janeiro depois de implantada a nova regra de ICMS nos estados do PR e do RS. Como consequência, deverá aumento dos estoques internos de trigo nestes estados e aumento das importações de trigo da Argentina, Paraguai e Uruguai”, projeta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.