CI

Aprobio considera retomada para 12% na mistura do biodiesel

Decisão comprova a qualidade do produto e do setor que, além de trazer benefícios ao meio ambiente


Foto: Pixabay

"A decisão de reestabelecer o percentual de biodiesel para 12% no 81º Leilão de Biodiesel demonstra que prevaleceu no governo federal a visão de que o biodiesel é um patrimônio nacional e fundamental para uma transição energética para uma matriz mais limpa. Como pano de fundo, temos a reafirmação da qualidade do nosso produto e a sua importância para o desenvolvimento de uma ampla cadeia da economia que gera investimento, emprego, imposto e riqueza na indústria e no agronegócio do Brasil, ao mesmo tempo que apoia o pequeno agricultor, reduz a emissão de gases de efeito estufa, melhora o ambiente e a qualidade de vida do cidadão". A afirmação é de Francisco Turra, presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), sobre a decisão do governo federal de retomar o percentual de 12% na mistura, já que nos leilões anteriores (79º e 80º), o percentual havia sido reduzido ao patamar de 10%.

A decisão fortalece a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que é uma política de Estado que reconhece o papel estratégico de todos os biocombustíveis e a importância da previsibilidade do crescimento do mercado que oferta energia sustentável, competitiva e segura. "Vamos trabalhar para o compromisso previsto na legislação de 13% de mistura ainda este ano e 14% a partir de março de 2022", destacou Turra.

Para Turra, a chegada ao B12 é mais um passo para incentivar o país a aproveitar o seu enorme potencial em geração de energia a partir da biomassa e sua capacidade de aumentar a produção de biocombustíveis em conjunto com a produção de alimentos. "Temos qualidade, empregamos mais de 1,5 milhão de pessoas e já investimos mais de R? 9 bilhões no país. Somado a isso, o biodiesel constitui fonte de energia limpa e renovável, que contribui na minimização do efeito estufa", complementa Turra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.