CI

Argentina: Monsanto pode inspecionar e cobrar quem usa tecnologia Intacta

Cláusula entrou em vigor para novos contratos na entrega dos grãos



Entrou em vigor na Argentina uma cláusula que permite a Monsanto inspecionar a soja comercializada para verificar – e cobrar – caso esteja presente a tecnologia Intacta. A regra vale para os contratos de compra e venda de grãos assinados com a multinacional.


A fiscalização, que será iniciada na região norte do país vizinho e terá 90 pontos de controle, gerou insatisfação por parte dos produtores. A Federação Agrária (FAA) pediu ao governo que impeça a cláusula e a Sociedade Rural Argentina (SRA) recomendou que não se assine o novo contrato. “É arbitrária e unilateral. Vai contra 100 anos de procedimentos e costumes”, queixou-se Carlos Vila Moret, diretor da SRA.

A Monsanto, através do diretor de Operações de Negócio de Soja Martín Gómez, argumenta que “a cláusula não especifica a Intacta, mas a tecnologia em general, e foi consensualizada há dois anos nas câmaras arbitrais das bolsas de comércio. A Monsanto e os sementeiros discutiram nesse âmbito”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.