CI

Argentina deve superar Brasil no processamento de oleaginosas

Argentina deve moer 46,7 milhões toneladas em 2015/2016, segundo Oil World


Ainda durante a safra 2015/2016, a Argentina deve converter-se no terceiro maior processador de sementes de oleaginosas, atrás apenas de Estados Unidos e China ultrapassando o Brasil e a União Europeia, segundo estimativas da consultoria Oil World. A produção total do país vizinho deve ser 47,6 milhões de toneladas. Os seis maiores processadores, incluindo a Índia, participam com 73% do volume total de 438 milhões de toneladas moídas no mundo atualmente.

De acordo com Júlio Calzada, chefe dos economista da Bolsa de Comercio de Rosario, o número não é por acaso. "De todas as oleaginosas processadas no mundo, 63% é soja, e seguem a canola e girassol. Por isso, com um processamento de 44,5 milhões de toneladas, a Argentina poderia passar do quarto para o terceiro posto", explicou Calzada.

Na safra 2012/2013, há cerca de quatro anos, a Argentina estava atrás da China, União Europeia, Estados Unidos e Brasil, ocupando o quinto lugar no processamento de oleaginosas. "Confirmando-se as previsões da Oil World, o país vai moer cerca de 46,7 milhões de toneladas de sementes oleaginosas, superando o Brasil e a União Europeia que ficariam, respectivamente, com 47 e 43 milhões de toneladas,” resume Calzada.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.