CI

Associados da Cotrijal são destaque no Desafio de Produtividade de Soja

Quatro propriedades de associados da Cotrijal foram homenageadas na manhã desta quinta-feira


Quatro propriedades de associados da Cotrijal foram homenageadas na manhã desta quinta-feira (30) por se destacarem como campeãs municipais do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 2014/2015, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). O reconhecimento foi feito ao final do Fórum Regional realizado no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

Segundo o diretor-executivo do Cesb, Luiz Antonio da Silva, a Cotrijal tem sido uma grande incentivadora do concurso e por isso o fórum regional é realizado pelo terceiro ano consecutivo na cooperativa. Na safra 2014/15, a cooperativa inscreveu 200 áreas, de um total de 2.900 em todo o país. “Ficamos felizes com essa valorização e queremos, no próximo ano, novamente contar com a participação dos produtores da região, que têm se destacado em termos de produtividade”, elogiou.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, parabenizou os produtores e assistentes técnicos homenageados e ressaltou a importância do concurso. Na visão de Mânica, o desafio motiva os produtores a buscarem resultados melhores a cada ano e ajuda a planejar as próximas safras. “É uma alegria sediar este evento que mostra bons exemplos para o Brasil”, afirmou.

A programação teve ainda palestra com o coordenador técnico do Cesb, Henry Sako, que analisou os fatores que levaram às altas produtividades constatadas entre os produtores participantes do concurso. E o professor e pesquisador Ricardo Balardin, membro do Cesb, falou sobre os desafios da fitossanidade para altas produtividades.

CAMPEÃS MUNICIPAIS

As quatro propriedades de associados da Cotrijal que se destacaram no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, de acordo com as regras do Comitê Estratégico Soja Brasil, são:
- Almirante Tamandaré do Sul - Fazenda Pinheiros, de Alexandre Bortolini Sartori - 88,09 sacas/hectare
- Carazinho - Fazenda das Palmas, de Alberto e João Paludo - 83,77 sacas/hectare
- Saldanha Marinho - Agrícola Bottega, de João Carlos Bottega - 88,22 sacas/hectare
- Santo Antônio do Planalto - Agropecuária Aparecida, de Irones Mário Secchi - 79,57 sacas/hectare

CAMPEÕES NACIONAIS

O campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja – safra 2014/2015, em soja não irrigada, é o produtor Vilson Hilgemberg, de Ponta Grossa, Paraná. Ele colheu 141,79 sacas por hectare. O vencedor do ano passado chegou a 117 sacas por hectare.

O produtor campeão nacional da categoria irrigada é da região Sudeste, da cidade de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais. Leonardo Latalisa França chegou a 113,32 sacas por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.