CI

Atualização dos custos de produção da agricultura familiar está disponível

A lista atualizada dos 240 custos de produção que fazem parte do pacote tecnológico da agricultura familiar já está disponível no site da Conab.


A lista atualizada dos 240 custos de produção que fazem parte do pacote tecnológico da agricultura familiar já está disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa envolve lavouras de grãos, hortaliças, leguminosas, cana-de-açúcar e culturas permanentes.

Os principais elementos avaliados nesse pacote foram insumos, máquinas e serviços. Dentre esses, os itens que apresentaram maior percentual de aumento em quase todas as culturas foram sementes, mão-de-obra, fertilizantes e, por último, agrotóxicos. Foi o caso, por exemplo, do feijão-macaçar, da mandioca e do milho, na região Nordeste, devido ao aumento do preço para aquisição de sementes e a escassez de mão-de-obra, que tornou mais cara a contratação de serviços no custeio das lavouras.

Técnicos da Companhia iniciaram em fevereiro deste ano a pesquisa de preços que serviu de base para a atualização dos custos de produção. O estudo foi entregue ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA e aguarda definição do Comitê Gestor, que envolve a Conab e também os ministérios da Agricultura (Mapa), do Planejamento (MPOG) e da Fazenda, para definição dos preços de referência.

A revisão dos custos de produção é feita uma vez por ano pela Conab para análise dos preços de referência da Política de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), que garante aos agricultores familiares que têm financiamento no âmbito do Pronaf a indexação do financiamento a um preço igual ou próximo do custo de produção. O objetivo do programa é assegurar a remuneração do agricultor familiar e garantir a continuidade de suas atividades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.