CI

AveSui América Latina traz debate sobre a sucessão na agricultura familiar

5ª edição da Avesui acontece entre os dias 03 e 05 deste mês no CentroSul, em Florianópolis


O futuro da suinocultura e a sucessão na agricultura familiar foram tema do primeiro debate da AveSui América Latina - Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos. Nesta terça-feira, 3, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, o presidente da Cidasc e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, o diretor executivo do Sindicarne, Ricardo Gouvêa, e o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi, trataram dos desafios e perspectivas para o agronegócio catarinense. A 15ª edição da Avesui acontece entre os dias 03 e 05 deste mês no CentroSul, em Florianópolis.
 
O êxodo rural é uma das principais ameaças à continuidade da agricultura familiar em Santa Catarina, estimativas mostram que 40% das propriedades rurais do estado não têm um sucessor. De acordo com o presidente da ACCS, muitos jovens saem do campo em busca de melhores oportunidades nas cidades, principalmente por falta de remuneração fixa e de meios para concluir os estudos.
 
Para enfrentar o desafio de atrair e manter os jovens no campo, o Governo do Estado, através do Programa SC Rural, investe na formação de jovens rurais nos cursos de Gestão, Liderança e Empreendedorismo, além de apoiar projetos que levam internet e telefonia para o meio rural. O secretário da Agricultura Moacir Sopelsa acredita que iniciativas como esta preparam os jovens para os desafios que terão estando à frente da propriedade e também mostram as possibilidades de aprimorar as atividades e crescer cada vez mais. “A agricultura mudou e os agricultores devem estar preparados para essas mudanças. Hoje um produtor rural deve ser visto como um empresário, uma pessoa que têm um negócio e que trabalha para ter renda e qualidade de vida”.
 
Entre os maiores desafios para manter a atratividade no meio rural está a falta de infraestrutura, principalmente estradas e internet. Sopelsa ressalta que os agricultores devem ter as mesmas condições daqueles que moram nas cidades. “Não se mantém ninguém na agricultura sem infraestrutura, boas estradas, energia elétrica de qualidade e acesso aos meios de comunicação”.
 
Segundo o presidente da Cidasc e vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, não basta o jovem querer permanecer no campo, ele deve ter aptidão para a agricultura e se especializar em sua atividade. “A agricultura é um grande negócio e o mundo precisa de alimentos. Por isso os agricultores devem buscar capacitações em suas áreas de atuação, em gestão financeira e planejamento, para que possam permanecer no campo e gerir a propriedade de forma que tenham renda e um trabalho menos penoso”. Barbieri salientou ainda o trabalho do Governo do Estado na busca da excelência sanitária, que faz com que Santa Catarina possa exportar seus produtos para os mercados mais competitivos do mundo. “A sanidade é prioridade em Santa Catarina e isso reflete diretamente na nossa produção e nas nossas indústrias”, afirma.
 
Encarar a propriedade rural como uma empresa é também a visão do secretário executivo do Sindicarne, Ricardo Gouvêa. “A sucessão familiar precisa ser vista de outra forma, deve ser pensada como uma sucessão empresarial e para isso alguns paradigmas precisam ser quebrados. Deve haver uma mudança na relação de trabalho no campo, a propriedade pode ser até uma sociedade entre os irmãos. Assim ninguém precisa sair do campo em busca de oportunidades nas cidades”.
 
AveSui América Latina - Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos
 
O evento traz para Florianópolis o que há de mais moderno para os setores de aves e suínos. Com mais de 200 expositores e 40 palestrantes, a AveSui cria um ambiente voltado para a realização de negócios, atualização técnica e lançamento de produtos e serviços para granjas. Na noite desta terça-feira, 3, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, representa o governado Raimundo Colombo na abertura oficial da feira.
 
A Avesui funciona das 10h às 18h e os seminários e palestras das 9h às 17h. Produtores rurais, cooperados e funcionários de agroindústrias ou de frigoríficos podem solicitar a inscrição gratuita.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.