CI

BASF avalia sustentabilidade de seu portfólio de produtos

Cerca de 50 mil aplicações de produtos analisadas sob o novo método



Mais de 20% dos produtos da BASF analisados já contribuem significativamente com a sustentabilidade

Com o objetivo de contribuir para que seus clientes alinhem aspectos sociais e ambientais com o sucesso de seus negócios, a BASF desenvolveu um novo processo de direcionamento do seu portfólio, com base em critérios de sustentabilidade. O método denominado Sustainable Solution Steering tem como objetivo revisar e analisar sistematicamente os aspectos de sustentabilidade de aproximadamente 50 mil aplicações de produtos relevantes do portfólio da companhia, que representam vendas de € 56 bilhões. O benefício: com este processo, é possível mensurar a contribuição dos produtos para a sustentabilidade dentro de seus diversos mercados e indústrias, além de permitir a ampliação desta contribuição a partir do estabelecimento de planos de ação.

Ao longo dos ultimo três anos, a BASF já analisou mais de 80% do seu portfólio. Os dados mostram, por exemplo, como um produto contribui com custo-benefício e conservação de recursos naturais, bem como saúde e segurança. Os requisitos de sustentabilidade concreta de consumidores de várias indústrias são levados em consideração, assim como as especificidades regionais. Por fim, o processo determina a extensão em que as soluções da BASF podem acomodar essas necessidades.

Com base nos resultados coletados até agora, as aplicações de produtos analisadas foram classificadas em quatro categorias:

-Accelerators promovem contribuição substancial de sustentabilidade na cadeia de valor. 22% dos produtos analisados estão nesta categoria.

-Performers são soluções que atendem aos padrões básicos de sustentabilidade do mercado. Cerca de 73% se enquadram nesta categoria.

-No caso dos Transitioners, questões específicas de sustentabilidade foram identificadas e planos de ações concretos foram definidos. Essas recomendações estão em processo de implementação. Aproximadamente 4,5% dos produtos analisados estão atualmente nesta categoria.

-Aplicações com significativa preocupação de sustentabilidade são categorizadas como Challenged. A BASF está desenvolvendo planos de ação para estes produtos, de forma a identificar melhores soluções. Atualmente, esta categoria se aplica a 0,5%.

O método Sustainable Solution Steering visa o crescimento do número de soluções do tipo Accelerator em longo prazo, de maneira a aprimorar o perfil de sustentabilidade, tanto da BASF como de seus clientes. Por isso, o portfólio de produtos está sob revisão contínua – o que significa que essa segmentação em quarto categorias também está sujeita a alterações, por exemplo, como resposta a mudanças nas demandas do mercado ou novas legislações.

O portfólio de produtos será completamente analisado até o final de 2014. Com esta nova metodologia, a BASF dá continuidade à sua estratégia We create chemistry – nós transformamos a química. “Tem se tornado cada vez mais importante para nossos clientes a viabilidade de combinação de demandas econômicas, ambientais e sociais, e nós consideramos este cenário uma oportunidade de negócio para a BASF. Essa abordagem é parte integrante do nosso propósito corporativo: We create chemistry for a sustainable future – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. Ao analisar nossos produtos e ao expandir sistematicamente nossas soluções sustentáveis, nós nos destacamos neste esforço.”, diz Dr. Kurt Bock, presidente da Junta Diretiva da BASF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.