CI

Basf premia latino-americanos por proteção de cultivo?

Top Ciência 2015 reconheceu quatro projetos



A divisão de proteção de cultivos da Basf, que proporciona soluções inovadoras para proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, premiou há alguns dias com o Top Ciência 2015 quatro projetos de pesquisadores e produtores agrícolas latino-americanos. Eles demonstraram, segundo a empresa, eficácia e benefícios ao controle de doenças de diversos alimentos.


O anúncio dos ganhadores aconteceu durante um evento realizado na Costa Rica no início de Julho. Foram escolhidos quatro ganhadores entre 20 exitosas iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas para elevar os níveis de proteção, produtividade, qualidade e rentabilidade dos cultivos. 

Os projetos ganhadores no Top Ciência 2015 para América Latina e Caribe foram um produtor guatemalteco, que desenvolveu um sistema de controle da ferrugem do café, um projeto de jamaicanos para manejo do greening em cítricos e dois projetos de produtores mexicanos, um deles contra a doença Rhizoctonia em batata e outro na proteção de cultivos de alfafa.

O concurso criado por iniciativa da Basf celebrou seu oitavo ano na região e busca incentivar, além de reconhecer, o trabalho desses profissionais do agro. A premiação considera as estratégias de manejo de ervas daninhas de difícil controle, os programas de controle de insetos diante das mudanças da dinâmica das pragas, os aumentos de produtividades por melhora na fitossanidade, assimo como as estratégias químico-biológicas para tratamento e otimização de semente.

De acordo com Gregorio Ordoñez, da Basf, essas iniciativas foram apoiadas com produtos da companhia projetados como fungicidas para controle de doenças, mas de maneira que atuem na ativação do nitrato redutase (enzima que regula os níveis de nitrogênio) na planta. Isso ajuda o cultivo a ter uma eficiência no crescimento e vigorosidade.


"O processo do concurso Top Ciência consiste em que nós fazemos uma oferta de portfólio aos produtores ou pesquisadores, que os utilizam para apoiar suas buenas práticas nos cultivos, durante um período de seis meses. Logo realizamos uma avaliação dos resultados, da onde se escolhem os projetos com maior êxito," detalhou Ordoñez. 

Na etapa inicial do concurso que se escolheram 129 iniciativas produtivas, logo foram selecionados 20, os quais participaram da eliminatária na Costa Rica onde premiaram os quatro ganhadores.

Estes premiados viajarão ao Brasil, onde farão uma exposição no fórum que realiza a Basf em toda a região latinoamericana de todos os participantes, se elegirão a dois que farão um giro por todo o mundo para aprender sobre sistemas de produção e controle de doenças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.