CI

Beringela transgênica aprovada nas Filipinas

A aprovação FPP da berinjela Bt é o mais recente marco no processo regulatório de biossegurança nas Filipinas


Foto: Pixabay

Na mesma semana em que as Filipinas finalmente aprovam a propagação comercial do arroz dourado, também concederam a aprovação para consumo humano de uma berinjela transgênica resistente a pragas, anteriormente colhida com sucesso em Bangladesh, onde os agricultores aumentaram radicalmente seus rendimentos e rendimentos e reduziram o uso de pesticidas. No entanto, ainda falta a aprovação para propagação comercial para que chegue aos campos dos agricultores. 

A berinjela Bt contém uma proteína natural da bactéria do solo ( Bacillus thuringiensis ) que a torna resistente à praga conhecida como broca das frutas e rebentos (EFSB), a praga mais destrutiva da berinjela. A proteína Bt afeta apenas o verme EFSB e é segura para humanos, animais de fazenda e insetos não-alvo . “A Berinjela Bt é segura, pois vai apenas para EFSB. É seguro para humanos, animais e insetos não-alvo ”, explica a Dra. Lourdes D. Taylo, líder do estudo do projeto UPLB Bt Eggplant. 

A aprovação FPP da berinjela Bt é o mais recente marco no processo regulatório de biossegurança nas Filipinas. No entanto, para concluir o processo regulatório de biossegurança, a berinjela Bt precisará da aprovação de propagação comercial para avaliação de segurança ambiental antes de ser disponibilizada ao público. 

Avaliações ex ante do impacto da adoção da berinjela Bt revelaram que a comercialização da berinjela Bt aumentará o rendimento comercial em 192% e reduzirá a aplicação de pesticidas por hectare em 48%. Quando aprovadas para lançamento comercial, sementes de berinjela Bt de polinização aberta e variedades híbridas estarão disponíveis para agricultores filipinos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.