CI

Biomatrix destaca inovações em silagem de milho

Alerta para a importância da escolha do híbrido de milho para a produção de silagem de alta qualidade.


Com primeiro hibrido desenvolvido especialmente para a produção de silagem, empresa aponta melhor produtividade e menor custos na produção de carne e leite 

Maior eficiência produtiva e menor custo de produção são alguns dos principais benefícios do uso de silagem de alta qualidade para se produzir mais tanto carne quanto leite, defendeu o engenheiro agrônomo e consultor Técnico da Biomatrix, Wheber Rodrigues, durante a ExpoZebu 2015. “Uma silagem de qualidade contribui na redução do consumo de concentrados do rebanho com impacto de uma redução nos custos de produção, já que o concentrado representa uma parte importante do investimento do produtor. Estudos realizados apontam que uma silagem de alta qualidade pode reduzir em até 20% o consumo de concentrados pelos animais”, afirma o especialista.

Ele alerta para a importância da escolha do híbrido de milho para a produção de silagem de alta qualidade. “A vantagem de usar o material adequado está na disponibilidade de amido, responsável pela produção de carne e leite, para o animal. A produção de silagem com híbridos de grãos duros, por exemplo, causam impacto negativo na digestibilidade dos animais. Neste caso, eles podem consumir a silagem, mas o rumem não absorve o amido”, explica Rodrigues lembrando também que outro ponto importante na escolha da semente para silagem é o porte mais alto da planta. “Com o porte mais alto o produtor terá mais volume de massa”.

Inovação para silagem
A primeira semente de milho especifica para silagem do mercado brasileiro foi um dos destaques da Biomatrix durante o evento. O BM 3063 PRO 2 é um hibrido transgênico de grão dentado mole desenvolvido pela equipe da Biomatrix especialmente para silagem. “Com porte alto, é um material muito sadio, com tolerância às principais doenças e boa adaptação para as safras de verão e segunda safra. Foi realmente uma inovação da Biomatrix”.

Outro híbrido destacado pela empresa foi o BM 709 PRO2. Com dupla aptidão, este material tem alta produtividade, afirma Rodrigues. “Este material de porte alto tem alta produtividade e pode ser cultivado não apenas para a produção de silagem, como também para grãos. Com grão semi-dentado, tem melhor digestibilidade e qualidade”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.