CI

Buscando alta produtividade, produtores de feijão investem em tecnologia de nutrição via sulco de plantio

Mercado em alta estimula investimentos


Fertilização fluida via sulco de plantio faz parte da estratégia nutricional de produtores paulistas de feijão. Mercado em alta estimula investimentos

Com mercado nacional ainda registrando alta no preço de feijão, agricultores paulistas resolveram apostar no cultivo dos grãos. Para aproveitar o bom momento, muitos estão contando com o apoio de tecnologias de nutrição que proporcionem praticidade e boa resposta em produtividade. Apesar da leve queda dos preços em agosto, cerca de 5%, os produtores ainda seguem ampliando investimentos na cultura.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Wernek, que atende produtores de grãos da região, o pacote tecnológico da Nutriceler utilizado via sulco de plantio reúne as principais vantagens que os agricultores esperam. “A Nutriceler conseguiu desenvolver uma tecnologia que permite mais rapidez no plantio, com menos paradas para abastecimento, redução de volume de insumos, melhor aproveitamento da mão-de-obra em todo processo de plantio, aplicação mais eficiente que evita desperdício de produtos, e o melhor de tudo, uma combinação que favorece o desenvolvimento das plantas, ajudando no aumento da produtividade”, frisa o agrônomo.

O pacote de tecnologias que faz parte do manejo utilizado pelos produtores de grãos da região, conta com fertilizantes fluidos formulados com fósforo, nitrogênio, potássio, enxofre, ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, extratos de algas e aminoácidos. “Esse mix de produtos oferece muitos benefícios, que vão desde o favorecimento do desenvolvimento radicular até à disponibilização de nutrientes fixados no solo. É um processo que envolve economia de insumos e muita praticidade para o produtor, que está suprindo as demandas nutricionais das plantas no início do seu desenvolvimento”, explica o agrônomo. 

Ricardo relata que os agricultores do sul paulista estão otimistas com os resultados observados em outras culturas como a soja, onde o manejo apresentou resultados superiores em aumento de produtividade, além dos outros ganhos operacionais obtidos com o manejo mais simples, como economia de tempo e de mão-de-obra.

O produtor Edson Hiroshi, de Capão Bonito (SP), resolveu investir nas novas tecnologias Nutriceler para o plantio do feijão devido às facilidades apresentadas e os bons resultados na hora da colheita. “Estamos otimistas em relação a esse tratamento de adubação líquida. Já vimos alguns resultados de safras anteriores e ficamos muito interessados em experimentar essa nova ferramenta para o plantio de grãos”, diz o produtor. Edson afirma ainda que uma das características que chamou a atenção em relação à tecnologia de fertilização fluida vida sulco de plantio foi a praticidade. “A rapidez do plantio foi uma vantagem muito interessante”, diz.

Em Buri (SP), o agricultor Cláudio Suda, que já é adepto da tecnologia Nutriceler no plantio de grãos em safras anteriores, também investiu no pacote nutricional para o feijão. “Já conheço a tecnologia Nutriceler e realmente a facilidade de trabalhar com ela é muito grande. Consegui plantar mais rápido, porque o rendimento do plantio é bem maior que no sistema tradicional. Além da praticidade, também estamos contentes com o incremento de produtividade que tivemos, de aproximadamente 5 sacas por hectare. Apesar de bastante exigente, o feijão respondeu bem a esse manejo e está apresentando um ótimo desenvolvimento”, relata o agricultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.