CI

Canadá detecta vírus de gripe aviária em fazenda de perus

Provavelmente, se trata de um vírus com baixo nível patogênico


As autoridades canadenses confirmaram nesta quinta-feira um caso de gripe aviária em uma fazenda de perus e assinalaram que a cepa detectada é, "provavelmente, um vírus com baixo nível patogênico". A Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA, na sigla em inglês) confirmou a presença do vírus em uma granja comercial no município de Rockwood, na província de Manitoba, e disse que está realizando testes para informar o subtipo do vírus.


"A avaliação clínica e as análises de laboratório sugerem, por enquanto, que, provavelmente, se trata de um vírus com baixo nível patogênico", disse a CFIA através de um comunicado. A cepa H5N1 é a mais violenta e mortal deste tipo de vírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o H5N1 provocou a morte de 260 pessoas no mundo todo (em sua maioria na Ásia) e causou o sacrifício de milhões de aves para evitar sua propagação. A CFIA disse que todas as aves infectadas (cerca de 8,2 mil) serão sacrificadas e as instalações da granja "desinfectadas".

O jornal Winnipeg Free Press assinalou que as autoridades sanitárias não detectaram nenhuma pessoa contaminada pelo vírus. Em 2004, o Canadá sofreu seu primeiro surto de gripe aviária em uma criação agrícola da província de Colúmbia Britânica, que se estendeu rapidamente e obrigou o sacrifício de, aproximadamente, 20 milhões de aves.


Agência EFE

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.