CI

Carnaval 2013: “Agricultor brasileiro merece nosso respeito”

Historiador Alex Varela explica samba-enredo


Historiador Alex Varela explica samba-enredo

A Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, do Rio de Janeiro, vai prestar uma grande homenagem ao agricultor brasileiro em seu desfile no Carnaval deste ano. O enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um…” vai destacar a importância do produtor rural, além do aspecto cultural, sua culinária, religiosidade e até a tecnologia do campo.

O historiador Alex Varela, responsável pelo samba-enredo juntamente com a carnavalesca Rosa Magalhães, falou com exclusividade ao Portal Agrolink: “Falar sobre agricultura é um tema bem brasileiro. Afinal, nosso país sempre teve uma vocação agrícola, mesmo após ter se tornado um país urbano e industrial. E para transformar o nosso país num grande celeiro agrícola, papel fundamental teve o agricultor brasileiro, esse homem dedicado”, explica Varela.



Intérpretes durante ensaio

O desfile da escola de samba é patrocinado pela Basf, que investiu cerca de R$ 7 milhões. A ideia de tratar deste tema surgiu a partir do vídeo “Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”, produzidos pela empresa. O vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Maurício Russomanno, falou sobre a iniciativa em entrevista exclusiva ao Portal Agrolink (clique aqui para ler).

Alex Varela conta que “o enredo é bem simples. Falaremos do homem do campo. Destacaremos duas facetas: a de agricultor, e a de agente cultural, produtor de cultura”. O historiador ressalta ainda o papel da “carnavalesca Rosa Magalhães, criadora das fantasias e alegorias. Junto comigo, produziu o enredo. Felizes também foram os compositores da parceria vencedora que fizeram um belo samba”.

O desfile da Vila terá 4,3 mil componentes, de 32 alas e oito alegorias, adiantou o presidente da Vila Isabel, Wilson da Silva Alves. Haverá carros sobre fruticultura, colheita de grãos, girassóis, algodão e até mesmo sobre as pragas contra as quais o produtor rural tem de lutar para proteger a lavoura.


E o que os carnavalescos esperam dessa parceria com a Basf e desse desfile em homenagem ao agricultor brasileiro? Varela responde: “Fazer um grande carnaval. Uma grande festa de celebração do agricultor brasileiro. Ele merece o nosso respeito! E sermos campeões!”.


Martinho da Vila com Arlindo Cruz, parte do grupo dos autores do samba

CONFIRA A SEGUIR A LETRA DO SAMBA-ENREDO...
Autores: Martinho da Vila, André Diniz, Arlindo Cruz, Leonel e Tunico Ferreira

O GALO CANTOU
COM OS PASSARINHOS NO ESPLENDOR DA MANHÃ
AGRADEÇO A DEUS POR VER O DIA RAIAR
O SINO DA IGREJINHA VEM ANUNCIAR
PREPARO O CAFÉ
PEGO A VIOLA, PARCEIRA DE FÉ
CAMINHO DA ROÇA E SEMEAR O GRÃO
SACIAR A FOME COM A PLANTAÇÃO
É A LIDA...
ARAR E CULTIVAR O SOLO
VER BROTAR O VELHO SONHO
ALIMENTAR O MUNDO, BEM VIVER
A EMOÇÃO VAI FLORESCER

Ô MUIÉ, O CUMPADI CHEGOU
PUXA O BANCO, VEM PROSEAR
BOTA ÁGUA NO FEIJÃO JÁ TEM LENHA NO FOGÃO
FAZ UM BOLO DE FUBÁ

PINGA O SUOR NA ENXADA
A TERRA É ABENÇOADA
PRECISO INVESTIR, CONHECER
PROGREDIR, PARTILHAR, PROTEGER...
CAI A TARDE, ACENDO A LUZ DO LAMPIÃO
A LUA SE AJEITA, ENFEITA A PROCISSÃO
DE NOITE, VAI TER CANTORIA
E ESTÁ CHEGANDO O POVO DO SAMBA
É A VILA, CHÃO DA POESIA, CELEIRO DE BAMBA
VILA, CHÃO DA POESIA, CELEIRO DE BAMBA

FESTA NO ARRAIÁ
É PRA LÁ DE BOM
AO SOM DO FOLE, EU E VOCÊ
A VILA VEM PLANTAR
FELICIDADE NO AMANHECER

FESTA NO ARRAIÁ
É PRA LÁ DE BOM
AO SOM DO FOLE, EU E VOCÊ
A VILA VEM COLHER
FELICIDADE NO AMANHECER


Rainha Sabrina Sato com os mestres de bateria Wallan e Paulinho

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.