CI

Ceres Sementes e Raízen desenvolverão sorgo sacarino para produção de etanol

Sorgo


A Ceres Sementes do Brasil empresa de biotecnologia agrícola, produtora da linha de sorgo Blade, com sorgo sacarino, sorgo alta biomassa e sorgo silagem e a Raízen, anunciaram recentemente a assinatura de um acordo de colaboração plurianual. As empresas atuarão em conjunto para desenvolver e produzir sorgo sacarino em escala industrial.
 
O sorgo sacarino é uma cultura alternativa à cana-de-açúcar, que permite às usinas complementar o suprimento de matéria-prima para produção de etanol em conjunto com a cana-de-açúcar e expandindo o período de fabricação de etanol.
 
Segundo o acordo firmado entre as empresas, ambas contribuirão com serviços e recursos no desenvolvimento do sorgo sacarino Blade, além de compartilhar a rentabilidade proveniente do etanol obtido a partir dessa cultura. Na safra de sorgo em andamento (2014/15), a Raízen plantou híbridos da Ceres para avaliação. A empresa de energia revela que planeja estender a cultura a várias de suas unidades de produção nos próximos ciclos.
 
O presidente e CEO da Ceres Inc., Richard Hamilton, disse que a companhia está satisfeita por trabalhar mais próxima da Raízen, empresa reconhecidamente inovadora na adoção de novas tecnologias agrícolas e industriais.
 
“A indústria do etanol no Brasil tem uma história de sucesso na competição com o petróleo e os combustíveis fósseis. Acreditamos que o sorgo sacarino, cujo custo de produção é inferior ao da cana-de-açúcar, constitui uma tecnologia que reúne plenas condições de crescer em escala no suprimento de matéria-prima para a indústria sucroenergética”, afirmou Hamilton.
 
A Raízen vem demonstrando interesse crescente no desenvolvimento e na ampliação do cultivo do sorgo sacarino. Segundo a companhia, a cultura se apresenta como uma alternativa capaz de aumentar a produção de etanol e elevar as margens do grupo com a comercialização do biocombustível. Desde 2011, são realizadas avaliações de campo e do processo industrial, envolvendo híbridos de sorgo sacarino Blade da Ceres Sementes.
 
André Franco, gerente-geral da Ceres Sementes do Brasil, ressaltou que a colaboração entre Ceres e Raízen pode facilitar a adoção dos híbridos da marca Blade® pelo mercado, bem como garantir que as melhores práticas sejam aplicadas na condução da cultura.
 
“Ao trabalhar em conjunto com a Raízen aumentaremos as perspectivas de consolidação da cultura no Brasil. Atuaremos focados no aumento da produtividade do sorgo sacarino e no atendimento das necessidades da indústria por matéria-prima adicional”, complementou Franco.
 
Além do sorgo sacarino, a Raízen também vem testando outro produto comercializado pela Ceres, o sorgo alta biomassa Blade com o objetivo de aumentar a disponibilidade de matéria-prima para produção de energia bem como na produção de etanol segunda geração (E2G). Outras usinas e indústrias também estão aderindo ao produto na geração de eletricidade, calor e vapor. Além do sorgo alta biomassa e sacarino a Ceres oferece ao mercado o sorgo silagem GrandSilo Blade, produto utilizado na alimentação de bovinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.