CI

Chileno identifica eucalipto que cresce em áreas afetadas pelas secas

Ideia foi identificar uma espécie que suportasse grande estresse hídrico


O trabalho começou a ser feito há 14 anos com o objetivo de identificar uma espécie que suportasse grande estresse hídrico

Por: Corma Chile

O acadêmico da Universidade de Talca (UTAL), Freddy Mora, vem trabalhando com uma metodologia inovadora para identificar que tipo de eucalipto que cresce melhor em áreas afetadas pela seca, na região Norte do Chile. O resultado deste estudo será replicado na Região de Maule, cada vez mais ameaçada pelo estresse hídrico.

No ano 2000, o Instituto de Pesquisa Florestal (Infor), órgão do Ministério da Agricultura do Chile, decidiu instalar várias espécies de eucalipto em fazendas de pequenos agricultores que se estabeleceram no entorno da cidade de Los Vilos, na região de Coquimbo, com o intuito de identificar uma espécie que suportasse secas prolongadas.

Os resultados revelaram que a espécie cladocalyx Eucalyptus se comportou bem nessas condições. Trazido diretamente da Austrália, a espécie foi capaz de crescer normalmente sem a necessidade de água. "Com a INFOR, introduzimos uma variedade de eucalipto. De acordo com os pequenos agricultores, a espécie se estabeleceu na área e provou que o eucalipto cladocalyx cresce melhor sob condições de estresse hídrico ou aridez. Hoje, eles têm 13 anos de vida e têm se mostrado de boa qualidade. Ele também tem uma madeira mais dura e pode ser usado como poste para energia", diz Mora.

O acadêmico acrescentou que esta pesquisa percebeu a possível conexão entre a silvicultura, apicultura e campos sociais. Em outras palavras, a arborização das áreas não ocupadas não só pode dar vida ao chão, mas também desenvolver outras atividades produtivas em áreas com dificuldades consideráveis devido a um clima inóspito.

A partir de então, Mora realizou uma pesquisa relacionada com o tema. A última foi através de um Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FONDECYT), apresentado em 2013, pelo Instituto de Ciências Biológicas UTAL, que também trabalha com Raul Herrera, da mesma universidade, e Eduardo Ruiz, UDEC, como colaboradores na pesquisa.

Após investigação, Herrera disse espera identificar os elementos genéticos que apresentaram correlação com a capacidade das espécies de tolerar ambientes com reduzida disponibilidade de água e também inclui características de qualidade, como o crescimento e retidão. “Estamos trabalhando para determinar a possibilidade de transferência de marcadores genéticos em espécies de Eucalyptus. É importante porque nos permite validar a informação gerada em espécies que têm sido estudadas como Eucalyptus globulus e nitens", explicou.

A questão é como você pode se relacionar um estudo feito cerca de 500 quilômetros ao norte e tem diferentes condições climáticas na região de Maule? Mora diz que a ferramenta principal é que não há uma metodologia para identificar que tipo de árvore é melhor adaptada a uma determinada área geográfica, de modo que o estudo poderia ser replicado perfeitamente na área. Até mesmo algumas empresas disseram tê-lo contatado para replicar a metodologia e, assim, enfrentar a seca.

"A metodologia que usamos é inovadora e pode ser utilizada para outras espécies de eucalipto, Eucalyptus globulus, que é mais comum na região. Esta seca não tolera, por isso, foi possível identificar os indivíduos que poderiam ser usados em momentos de estresse de água", acrescenta o professor Mora, que enfatiza que atualmente a Região do Maule tem a mesma pluviosidade de Coquimbo há 30 anos.

Para o colaborador Raul Herrera, no Maule têm uma grande área de terra seca e, portanto, selecionar indivíduos que se encaixam nestas condições de crescimento e não diminuir como a colheita será um oportunidade para os produtores. Neste sentido, a diversificação no uso de espécies florestais torna-se é uma necessidade do país.

De acordo com Mora, determinar que tipo de espécie cresce melhor na área vai abrir um mercado desconhecido. "A madeira resiste entre 25 e 30 anos, sem uma deterioração significativa, portanto, pode ter um produto muito mais amigo do meio ambiente”, destacou. Inicialmente, a espécie será usada para produção de postes e bancos de madeira, pois é resistente à deterioração. O resultado da pesquisa será apresentado em um congresso em Saragoça, na Espanha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.