CI

Chuva dá fôlego às lavouras de soja no RS

Cooperativas confirmam alívio para áreas até agora sem precipitação


Cooperativas confirmam alívio para áreas até agora sem precipitação

As chuvas que voltaram a cair no RS no final de semana, embora irregulares, trouxeram alívio para a produção agropecuária, principalmente para regiões que ainda não tinham registrado precipitação neste verão. Em Ijuí, Santa Maria, Santa Rosa e Tupanciretã, lavouras de soja ganharam novo fôlego. Os 40 mm registrados na noite de domingo na localidade de Lajeado Ipê, em Santa Rosa, renovaram as esperanças da família Sturm, que cultiva o grão. O pasto também foi beneficiado e, depois de quatro semanas, foi possível verificar novamente água correndo no campo. Segundo a MetSul, os maiores volumes foram registrados nas regiões Central, Serra e Noroeste e entre Cruz Alta e Ijuí.


Com 160 mil hectares cultivados com a oleaginosa, Tupanciretã teve mais de 30 mm depois de 60 dias de déficit hídrico, segundo o presidente da Cooperativa Agrícola de Tupanciretã (Agropan), Volfe Gobbato. "Tem soja que nunca viu água. A chuva amenizou a situação e evitou uma quebra maior, mas tem que continuar." Em Santa Maria, lembra o presidente da Cooperativa Agrícola Mista Sul Riograndense (Camsul), Daniel Balconi, não chovia desde 20 de novembro. Agora, a expectativa é recuperar, ao menos, a soja do tarde.

Em Ijuí, foi possível retomar o plantio de milho para silagem. "Os agricultores esperam colher um produto de melhor qualidade", disse o presidente do Sindicato Rural do município, Valdir Zardin. Com 46 mil ha semeados com soja, o município espera reação após precipitação de até 70 mm. Agora, a torcida é por nova chuva para que a lavoura possa aguentar mais 10 ou 12 dias no seco. Em Santo Ângelo, que tem quebra de 80% no milho e 25% na soja, a chuva escassa serviu apenas para diminuir o calor.


PREVISÃO NO RS

Conforme a MetSul, novas pancadas de chuva localizadas são esperadas hoje nas áreas produtoras de soja. Entre hoje e amanhã, pode chover forte em pontos isolados das regiões em que predomina a cultura de arroz, como a Campanha e o Oeste. Durante a quarta-feira, com o avanço de uma frente fria, a chuva será mais generalizada na região da soja da Metade Norte com volumes elevados (acima de 50 mm) em vários pontos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.