CI

Chuva e frio ameaçam super safra de grãos nos Estados Unidos

Previsão é de chuva para os próximos 15 dias


Os Estados Unidos começaram a colheita da safra recorde de grãos. Os produtores americanos tiveram problemas com o clima no plantio, quando a neve atrapalhou o começo dos trabalhos no campo. Depois disso as condições climáticas levaram o Departamento de Agricultura estimar uma safra recorde. Mas, a previsão de chuva e frio para os próximos dias podem provocar perdas generalizadas.

Uma massa de ar polar passou pelos Estados Unidos no último fim de semana e houve registro até de neve em algumas propriedades produtoras do norte americano. As perdas, apesar de generalizadas, atingiram uma região com pouca expressividade na produção nacional, por isso, os números divulgados até o momento pelo USDA (United States Departament of Agriculture) não devem sofrer mudanças significativas.

A produção de soja nos Estados Unidos na safra de 2014 deve chegar a 104 milhões de toneladas e de milho, deve ficar acima de 360 milhões de toneladas. A colheita do milho já começou e 5% das lavouras já foram colhidas.

Os Estados mais adiantados na colheita do milho são Texas e Carolina do Norte, onde e 50% das lavouras já foram colhidas e 74% estão com boas a excelentes condições de desenvolvimento. A soja, que foi plantada mais tarde, ainda não começou a ser colhida, pois 24% das plantas ainda estão em fase de enchimento de grãos.

“Os modelos de previsão indicam chuvas para os próximos 15 dias, em grande parte das regiões produtoras dos Estados Unidos. Contudo, os volumes acumulados serão baixos e a colheita não deverá sofrer grandes interrupções”, explica o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antonio dos Santos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.