CI

Cidade catarinense é campeã de produtividade e qualidade de arroz

Alto Vale do Itajaí produz 240 sacas de arroz por hectare


O município de 4,6 mil habitantes do Alto Vale do Itajaí chama a atenção de especialistas. Produz 240 sacas ou mais 11 toneladas de arroz por hectare. Números que fizeram da pequena cidade a maior produtora do grão irrigado por hectare no Brasil.

E não é só a quantidade que surpreende. A qualidade também é destaque. "Hoje mais de 50% do que é produzido aqui serve como semente e é enviado para vários países da América do Sul", diz o técnico agrícola, Olímpio de Paula.

Os dados de produtividade levaram o município ao Ranking Brasil, uma espécie de Guinness Book nacional. Extra-oficialmente, uma comitiva de estudiosos franceses revelou à Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) não existir produção de arroz irrigado por hectare similar no mundo.


Pontos positivos

O segredo tem a ver com o zelo do trabalhador rural com a terra. Como são pequenas áreas de plantio, o cuidado pode ser maior.

Alia-se a isso o clima e o desenvolvimento de tecnologias, em parceria com a Epagri. O resultado é uma produção 100% com foco no arroz irrigado. Ao todo 65 produtores atuam na cidade. Apesar do tamanho da safra, o atendimento é basicamente às cooperativas regionais.

"Essa qualidade e produtividade são resultado de muito trabalho da Epagri e dos produtores da cidade. Além disso, a tecnologia e o clima ajudam", explica o técnico que mora na cidade desde 1975.

Com a economia baseada na agricultura, com culturas variadas como o fumo, arroz, milho, feijão e batata, Agronômica possui pecuária baseada na produção de ovos e bacia leiteira, além de indústria de refrigeração automotiva, cerâmica e pequenas facções.


Agronômica sedia a Festa Estadual do Arroz a partir desta sexta-feira

A colheita do arroz que é exemplo para o Brasil começa em março e será uma das atrações da 6ª Ferroz, Festa Estadual do Arroz. O evento será realizado entre os dias 2 e 4 de março.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.