CI

Cientista lista vírus vegetais do Brasil

Estudo foi feito em São Paulo


Foto: Pixabay

Um cientista brasileiro produziu um inventário de 219 patógenos que infectam plantas no Brasil, incluindo muitas espécies agrícolas importantes. A lista anotada, publicada na Biota Neotropica , é a maior compilação de informações sobre vírus de plantas já produzidas no País. 

“Desde o início da minha carreira, tenho o hábito de coletar publicações sobre vírus de plantas no Brasil. Faço isso há décadas e registrei cerca de 8.000 referências até o momento ”, afirmou o autor Elliot Watanabe Kitajima, pesquisador do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP ) 

“Acabei percebendo que se me perguntassem quantos vírus foram registrados no Brasil, eu não saberia a resposta, então elaborei uma lista alfabética de espécies vegetais e dos vírus que naturalmente os infectam. Também produzi uma lista inversa na qual os vírus e os viróides são seguidos pelas plantas infectadas por cada um”, completa. 

Os viróides são os menores patógenos infecciosos conhecidos pela ciência, consistindo em uma cadeia curta de RNA sem revestimento de proteínas. Todos os viróides conhecidos são habitantes de plantas superiores e a maioria causa doenças. 

O Dr. Kitajima se formou em agronomia pela ESALQ-USP em 1958 e obteve seu doutorado em 1967 na mesma instituição. Seu currículo inclui cargos como pesquisador no Instituto Agronômico (IAC), agência do governo do Estado de São Paulo, professor na Universidade de Brasília (UnB). 

O inventário é o resultado de projetos conduzidos no âmbito do Programa de Pesquisa da FAPESP sobre Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP). 

A lista pode ser conferida clicando aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.