CI

Cientistas da Austrália desenvolvem feijão-mungo tolerante a seca

Grão é cultivado na Ásia, Índia, África, América do Norte e Brasil



Uma equipe de pesquisa da Universidade de Queensland de Tecnologia (QUT) na Austrália está trabalhando para produzir variedades mais duras e tolerantes a seca de feijão-mungo. O Professor da UQT Sagadevan Mundree e pesquisador Michael Dodt explicaram aos membros da Australian Mungbean Association que eles estão buscando três elementos para criar variedades mais duras de feijão-mungo.

Segundo Dodt, eles estão trabalhando para melhorar a arquitetura da raiz da planta  para tornar o sistema radicular mais profundo e ter mais volume para se espalhar sobre uma região mais ampla e ter mais acesso à água e nutrientes. Eles também estão usando software de modelagem informatizado a fim de identificar as variedades de feijão-mungo com maior rendimento em diferentes condições de crescimento.

Dodt disse: Este programa foi usado com grande sucesso em relação ao plantio do sorgo e poderá fornecer grandes benefícios aos plantadores de feijão-mungo, identificando avanços na genética e determinando o melhor tipo de feijão-mungo para um determinado meio ambiente.

O feijão-mungo conhecido também como feijão-da-china ou feijão-rajado é uma planta anual que chega a medir até 65 cm, da família das leguminosas, subfamília papilionoídea, provavelmente nativa da Indonésia e muito cultivada no Sudeste da Ásia, na Índia, África, América do Norte e Brasil. Tal espécie possui flores verde-amareladas e vagens lineares, amareladas, comestíveis, com sementes ovóides, pequenas, verde-amareladas, de grande valor alimentício e com propriedades medicinais.

Com informações da Associação Nacional de Biossegurança
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.