CI

Cipem faz balanço dos avanços de 2014

Preocupação com a aprovação da Lei da Política Florestal foi um dos assuntos discutidos


Atuação conjunta de todos os sindicatos, para fortalecimento do setor de base florestal. Essa foi a meta do presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, para o ano de 2014, quando a gestão foi descentralizada e aproximou-se das bases do segmento florestal. Seguindo esse objetivo, Sinop recepcionou a 11ª e última reunião ordinária do ano da entidade, que ocorreu no último sábado (22.11), na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad).

O presidente iniciou a reunião fazendo uma avaliação do 9º Encontro Nacional da Indústria (Enai), que desenhou o desempenho econômico do país nos próximos anos. “Esse ano as exigências foram acirradas pelos participantes do Encontro, onde o Governo Federal foi cobrado duramente para tomar atitudes urgentes para o desenvolvimento da economia no País. Foi elaborada uma carta aberta com 42 recomendações propostas pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) ao Governo. Entre elas, as renovações das políticas tributária e trabalhista e a infraestrutura do país, solicitações essas já reivindicadas em anos anteriores e que, até o momento, nenhuma delas foi executada”, pontuou Bento.

Outro assunto levantado pelos diretores do Cipem, durante a reunião, foi a preocupação com a aprovação da Lei da Política Florestal, que, segundo o diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, não traz novas rotinas para setor, mas coloca a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em uma posição diferente a qual será necessário algumas adaptações, preocupando o segmento florestal que poderá ser ainda mais penalizado com a demora nas aprovações dos projetos de manejo.

O presidente também anunciou a inauguração da biblioteca localizada no Lago Norte em Brasília, construída a base de madeira nativa doada pelos empresários de Mato Grosso. O evento que está programado para 11 de dezembro, faz parte do Programa ‘Legalidade e Sustentabilidade’ da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a ONG WWF Brasil - organização brasileira dedicada à conservação da natureza.

Bento destacou ainda a importância da parceria do Cipem com a WWF Brasil na construção da biblioteca. “O setor florestal de Mato Grosso, que trabalha com a prática do manejo sustentável, tem o objetivo de mostrar a qualidade dos seus produtos proveniente de madeira nativa numa atividade que contribui para a biodiversidade da floresta e, através da doação, estamos fazendo essa divulgação. A biblioteca irá receber muitos turistas de negócios nacionais e internacionais que por lá passam. Entendemos que é um ‘espelho’ para o setor, para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e para os empresários envolvidos nos projetos de manejo sustentável de Mato Grosso, responsáveis pela doação da madeira”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.